Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 01 12:41

São Leopoldo apresenta estudo sobre óbitos por coronavírus


A Prefeitura de São Leopoldo disponibilizou mais uma ferramenta de análise do quadro da pandemia do novo coronavírus no município. O Centro de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) montou um estudo chamado “Boletim epidemiológico: óbitos por coronavírus”, que descreve o cenário dos casos fatais ocorridos na cidade desde o início da pandemia. O material servirá para subsidiar o planejamento e aperfeiçoamento das ações da atenção, prevenção e vigilância.

Apesar de o gênero feminino registrar mais diagnósticos positivos de contaminação, o boletim mostra maior número de óbitos entre os homens: 56% contra 44% das mulheres. Observa-se também que 86% dos óbitos ocorreram entre pessoas do grupo de risco. No entanto, 14 casos foram notificados em pessoas com menos de 50 anos, sendo três deles com menos de 40 anos.

Sobre isso, o secretário de Saúde, Ricardo Charão, faz um alerta. “Vivemos num momento de solidariedade e cuidado com pessoas próximas. Os jovens sem comorbidades podem ser menos vitimados pela pandemia, mas são vetores para pais, mães e avós”, ressaltou. Charão destaca três aspectos acrescentados pelo estudo: transparência, análise e alerta aos jovens. “Em primeiro lugar é mais um passo na transparência, na divulgação de dados; segundo, revela capacidade de identificação do quadro existente e, por fim, acende um sinal de alerta para a população, mesmo aquela que não é grupo de risco, mas que tem grande responsabilidade de cuidar de quem está no grupo”.
O boletim traz ainda informações sobre idade, etnia e bairros mais atingidos. Feitoria, com 14 casos, e Santos Dumont, com 13, lideram os bairros com mais óbitos. Febre e dificuldade na respiração são sintomas em mais de 70% dos casos que resultaram em mortes.

O estudo está disponível para download junto com os dados epidemiológicos da pandemia do painel exclusivo de monitoramento da covid-19. E pode ser conferido diretamente pelo link https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/coronavirus//assets/arquivos/Boletim_Epidemiologico_de_Obitos_COVID_21_agosto_2020.pdf


 

[Foto: Valentin Thomaz | Texto: Romeu Finato. Mtb 12.042 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h