Com mais quatro mortes registradas hoje, São Leopoldo atinge o número de 200 óbitos por decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia. O primeiro registro ocorreu no dia 9 de abril. A morte de número 100 foi notificada em 19 de agosto (quatro meses e 10 dias depois). Em menos de quatro meses o município atinge outra centena. A aceleração ocorre em todo o estado e no país.
Para efeito de comparação, na vizinha Novo Hamburgo que tem população parecida, os casos fatais chegaram a 271. Mesmo assim, diante da gravidade da situação, o secretário da Saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão, reforça o pedido de cuidado e distanciamento. “Estamos num momento crítico em que todos precisam fazer sua parte para ter um final de ano tranquilo. Antecipem as compras, utilizem o comércio local, evitem aglomerações desnecessárias e usem máscara. O maior presente desse final de ano é ter saúde”.
Os falecimentos computados hoje dizem respeito a quatro pessoas do gênero masculino: um de 73 anos (Feitoria), outro de 74 (Duque de Caxias), o terceiro tinha 70 anos (Rio Branco), e um de 79 (Campina). Todos com histórico de comorbidades.
Além disso, foram contabilizados mais 212 casos positivos novos. No total, o município soma 12378 confirmações em moradores desde o início da pandemia. Desses, 424 permanecem com o vírus ativo. Os pacientes têm a situação acompanhada pelo Centro de Monitoramento de Isolamento Domiciliar (Cmid), montado na Vigilância em Saúde.
A Secretaria da Saúde informa ainda que 11754 pessoas estão recuperadas. Outras 570 são consideradas suspeitas e aguardam o resultado dos exames. A área reservada para o Covid-19 no Hospital Centenário está com 41 pacientes internados, 16 deles em leitos de UTI.
Detalhes do quadro geral estão disponíveis no link na página saoleopoldo.rs.gov.br/coronavirus. Lá é possível observar os bairros mais atingidos, assim como a evolução e o perfil dos casos através de números e gráficos que são diariamente atualizados.
[Texto: Romeu Finato. Mtb 12.042| Scom/PMSL]