Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 18 de Agosto de 2020 17:48

São Leopoldo recebe doação de EPIs do Rotary Club para enfrentamento da Covid


Na terça-feira, 18 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) recebeu a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) arrecadados pelo Rotary Club. Através do Interact Club São Leopoldo foi feita a entrega de 800 máscaras descartáveis, 550 máscaras de tecido e 3 mil sacolas para descarte, além de folders de conscientização contra o novo coronavírus.

Os equipamentos serão utilizados pelas equipes que atuam na Unidade Móvel de Saúde. Membros do Interact e seus familiares estiveram envolvidos na confecção dos EPIs e na busca de doações.

O titular da Semsad, Ricardo Charão, agradeceu a iniciativa do Rotary e recordou que existe uma relação de parceria com o Rotary em outras iniciativas, como no caso da testagem rápida para Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). “É uma iniciativa importantíssima do Rotary voltada para um público muito vulnerável, no qual, apesar da pouca incidência da doença, temos uma alta taxa de mortalidade”, concluiu. O secretário também lamentou a falta de cuidados de parcela da população em relação à prevenção do coronavírus e louvou o empenho dos jovens, como no caso do Interact na precaução e conscientização a respeito da pandemia.

Para a conselheira do Interact Club São Leopoldo, Marcia Malheiros, o projeto já vem sendo organizado há algum tempo e, a ideia inicial do grupo era entregar essas máscaras nas escolas, no retorno às atividades presenciais. No entanto, como a pandemia ainda persiste, uma outra abordagem se fez necessária para o enfrentamento dessa crise. “O Interact é um programa do Rotary International e por gestão diretamente ligado a um Distrito de Rotary International e o Governador sempre que solicitado está presente em eventos que os envolva”, afirmou.

Estiveram presentes no evento, que ocorreu no Ginásio Municipal Celso Morbach, o presidente do Rotary Club São Leopoldo, Marco Quadros; o Governador (título de liderança dentro da organização) Miguel Dias, e a representante distrital do Interact, Laura Marques.

A Unidade Móvel de Saúde de São Leopoldo leva atendimento médico para os bairros mais afastados do Centro. De segunda a sexta-feira, o ônibus fica em um local no período da manhã e em outro durante a tarde. De manhã os atendimentos são das 8h30 às 11h, e na tarde das 13h30 às 16h.

O serviço oferece consultas com clínico geral, organizadas através de distribuição de fichas. Além disso, realiza procedimentos de enfermagem, como testes rápidos de HGT (glicemia) e pressão arterial. No local, até o dia 1º de outubro, também é possível agendar as consultas para o mutirão de exames ginecológicos, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsad). O calendário de atendimentos pode ser consultado no site da prefeitura de São Leopoldo: http://www.saoleopoldo.rs.gov.br/



[Fotos: Valentin Thomaz – MTb: 19.048 |Texto: Lucas Kominkiewicz |Supervisão: jornalista Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h