O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, apresenta para a comunidade simbolicamente o Selo MigraCidades, concedido pela Organização Internacional para Migrações (OIM) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O município foi selecionado para a primeira edição do projeto “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória local no Brasil", com outros 26 governos locais- ao todo participaram – 21 municípios e 6 estados brasileiros.
Após a certificação, o município seguirá o trabalho voltado ao tema das migrações. De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Eduardo Moraes, estão planejadas a criação do Comitê de Atenção a Migrantes Refugiados, Apátridas e vítimas de tráfico de pessoas do Município de São Leopoldo (CAMRAT/SL), capacitação de servidores, campanhas de informação sobre o acesso aos serviços de saúde e educação, entre outras ações.
A Secretaria de Direitos Humanos (SEDHU) foi a responsável pelo cumprimento das etapas do processo MigraCidades, entre elas: processo seletivo, capacitação, diagnóstico das políticas locais e definição de áreas prioritárias para a governança migratória. A iniciativa da SEDHU contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult).
[Foto: Thales Ferreira | Texto: Vanessa Bueno. Jornalista - Mtb 11.299 | Scom/PMSL]