O Apadrinhamento Afetivo destina-se a crianças, adolescentes e jovens de 5 a 21 anos em medidas de proteção, que se encontram em Acolhimento Institucional e/ou República de Jovens, oportunizando a convivência familiar e comunitária, respeitando a diferença de 16 anos entre afilhado(a) e padrinhos, conforme preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), em casos em que o retorno à família biológica / extensa e a possibilidade de adoção são remotas.
É regido por critérios estabelecidos em lei municipal, sendo o Programa coordenado e executado pela SAS - Secretaria de Assistência Social, através da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), através de uma equipe designada para este fim.
Trata-se de um programa de engajamento voluntário, cujo objetivo maior é o compromisso e a responsabilidade do(s) padrinho(s) de tornar-se uma referência afetiva e uma figura presente na vida do(a) abrigado(a) com vínculos familiares rompidos, oferecendo-lhe atenção e acolhida sensível, através da integração social e comunitária, oportunizando vivências singulares fora do contexto de abrigamento institucional. O vínculo afetivo beneficia o(a) afilhado(a) na construção da autoestima, na segurança em seus relacionamentos sociais e afetivos, conscientes de sua cidadania, sendo protagonista de sua história, exercendo sua crítica e participação nas decisões de mudança da sociedade.
A inscrição de candidato(s) a padrinho(s) poderá ser feita por meio eletrônico (em página institucional do programa municipal) ou pessoalmente na SAS (Rua São Joaquim 600, Centro – SL). A documentação necessária deverá ser fornecida pelo(s) interessado(s) para o agendamento de entrevista com a equipe técnica do Programa na SAS.
Os candidatos a afilhados são selecionados entre os abrigados conforme sua situação jurídica. É realizada uma indicação entre equipe técnica do Programa com os serviços de Acolhimento e enviada a relação ao Judiciário e Ministério Público para conhecimento e autorizações pertinentes.
Caso deseje saber mais, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social, através da equipe da Proteção Social Especial pelo telefone (51) 22000598.
Após preenchida a ficha de inscrição deve ser enviada para o email programa.apadrinhamento@saoleopoldo.rs.gov.br