Acessibilidade

A + A A -
Segunda-feira, 16 de Novembro de 2020 16:49 - Saúde

Unidade Móvel de Vacinação inicia busca ativa no município

 

Com a extensão da Campanha de Vacinação até o dia 21 de novembro, próxima sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) segue fortalecendo os serviços para que mais crianças e jovens tenham suas carteiras de vacina atualizadas. Com isso, a Unidade Móvel de Vacinação esteve hoje, 16, na Associação Beneficente de Resgate e Assistência Educacional (ABRASSE), no bairro Arroio da Manteiga, onde realizou uma ação durante os períodos da manhã e tarde para realizar as vacinas naqueles que comparecessem até o local.


Como foi o caso de Sirlene de Oliveira, que levou a filha Renata, de 9 meses, para receber a vacina “Ela tinha agendado pra amanhã na UBS Campestre, mas como fica longe daqui e ficamos sabendo que a Unidade viria, aproveitei e vim logo fazer a vacina nela. Moro aqui na rua de baixo e ir até lá ficaria ruim pra mim, com a Unidade próxima já foi possível ela receber a dose antes” destacou.

 

Além de poder contar com o auxílio da Unidade de Vacinação durante a campanha, realizando parcerias com a rede socioassistencial, agora a Semsad também iniciou o processo de busca ativa para alcançar as metas de vacinação e aumentar a cobertura vacinal de Poliomielite na cidade.

 

Estudantes do curso de enfermagem e técnico em enfermagem estão realizando uma visita nas casas dos bairros onde a unidade de vacinação estiver presente para solicitar a caderneta de vacina e conferir se há doses atrasadas ou que não foram realizadas. Todos que fazem parte desta estratégia estão identificados e utilizando os EPIs necessários. O estudantes não entram na casa dos moradores, a visita é realizada nos portões.


“Agora mudamos a estratégia de ficar mais próximos da população. Além dessa parceria firmada com as instituições sociais, realizamos um levantamento para detectar quais regiões possuem mais crianças, a fim de direcionar os esforços para onde é mais necessário, onde as pessoas possuem um acesso menor aos serviços de saúde. Então, a presença dos estudantes associada a essa parceria proporciona a busca ativa dessas crianças e adolescentes” destacou o secretário da saúde Ricardo Charão.


E amanhã, dia 17, a Unidade irá até o Instituto Educacional Social e Terapêutico Juadi, localizado na Rua Palma n° 319, bairro Vicentina, também nos horários da manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (13h30 às 16h30) para levar o serviço até os moradores do bairro.


[Texto e Foto: Alice Mesquita – estagiária SEMSAD | Jornalista Responsável: Romeu Finato 12042 |Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h