Notícias
São Leopoldo recebe representantes de Roca Sales e Muçum para conhecer o sistema de contenção de cheias
29/11/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Valentin Thomaz

O prefeito Ary Vanazzi recebeu nesta quarta-feira, dia 29, a visita de representantes dos governos municipais de Roca Sales e Muçum, e de empresários das cidades devastadas pelas cheias do Rio Taquari nos meses de setembro e novembro. O grupo veio conhecer o sistema de contenção do Rio dos Sinos, que inclui os diques e as casas de bombas.
“Cheguei no ano de 1984 em São Leopoldo. Somos a única cidade do Brasil protegida com 15 quilômetros de diques. Temos um sistema de controle eficiente que foi novamente testado e aprovado, senão, estaríamos embaixo d’água. É uma obra federal, mas nós fazemos a gestão. E isso tem um custo de quase R$ 6 milhões anuais por conta da manutenção da casa de bombas”, salientou.
Na posição de presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Vanazzi também incentivou os municípios do Vale do Taquari a constituírem uma comissão permanente voltada na elaboração e acompanhamento de projetos contra inundações e se colocou à disposição em auxiliar na busca de recursos junto ao governo Lula.
Na sequência, o secretário-geral de Governo Nelson Spolaor fez um resumo das medidas adotadas pelo governo nos períodos críticos de enxurrada na cidade. “Realizamos ações preventivas diariamente, com parceria da Secretaria de Obras (Semov) e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). A Secretaria de Assistência Social (SAS) também tem uma forte atuação no cotidiano do município, em especial, em junho com os desabrigados no ginásio”, recordou Spolaor.
São Leopoldo se fez presente na reconstrução das cidades de Roca Sales e Muçum enviando técnicos de diversas secretarias para prestar ajuda. O gesto foi reconhecido pelo prefeito de Roca Sales, Amílton Fontana, que estava acompanhado pelo vice Leandro Botega. “A participação de São Leopoldo sensibilizou a todos nós. Vocês foram importantes num momento em que estávamos precisando de apoio e orientação. Agradeço a solidariedade da Prefeitura e dos servidores”.
Em seguida, ao lado de vereadores e empresários locais, o prefeito Amilton conheceu de perto a estrutura de proteção do rio ao lado da Rodoviária. As lideranças buscam soluções para evitar novos prejuízos em residências e indústrias. Entre os presentes estavam o vereador de Roca Sales Tairo Weirich, o secretário da Agricultura de Muçum Rodolfo Pavi, o engenheiro ambiental Douglas Pessi, o diretor de Controle de Cheias, Antônio Geske, o gerente de Manutenção de Esgoto do Semae, Josnei Barcelos, além do ex-vice-prefeito de São Leopoldo Daniel Daudt.
Retrospectiva da parceria
Em setembro, uma equipe do Semae atuou com servidores, caminhões e retroescavadeiras nos trabalhos de limpeza da cidade de Roca Sales. Outra equipe liderada pela Semov e trabalhadores terceirizados estavam com caminhão caçamba, retroescavadeira e caminhão sugador no município de Muçum.
Por meio da SAS, foram distribuídas 4 toneladas de doações para as vítimas das enchentes nas localidades. Além disso, equipes ajudaram na organização do cadastro das pessoas atingidas.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Defesa Comunitária (Semusp), em parceria com uma escola de enfermagem, encaminhou servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
[Foto: Valentin Thomaz | Texto: jornalista Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL]
Compartilhe:
de
0