Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria da Saúde promove ações educativas no Dia Mundial de Combate à Aids

01/12/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:



O Dia Mundial de Combate à Aids é celebrado em 1º de dezembro. Para marcar a data e chamar a atenção da população para as formas de cuidado e prevenção, a Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo promoveu uma série de atividades ao longo do dia. O Serviço de Atendimento Especializado (Sae) realizou um mutirão para testagem de todas as infecções sexualmente transmissíveis (IST), incluindo HIV. 

Uma tenda inflável foi montada na porta do Sae, na rua Osvaldo Aranha, onde um grupo de servidores entregou preservativos femininos, masculinos e distribuiu panfletos para pedestres e motoristas. As unidades básicas de saúde (UBS´s) também disponibilizaram testes e orientação para a população. A coordenadora do Sae, enfermeira Lisania Kaefer, participou da atividade. “Ações como essa servem para dar visibilidade a uma luta diária, constante e que o Sae se faz presente por meio de testagem, apoio no tratamento e informando a comunidade”, ressaltou.

O médico infectologista Gabriel Rossetto enfatizou que HIV/Aids continua sendo um fator de risco para a sociedade. “A Aids ainda existe e ainda mata. Isso acaba muitas vezes passando despercebido. As pessoas subestimam seus malefícios, relativizam consequências, mas o vírus continua presente”, alertou.

O Sae é referência para toda a região do Vale dos Sinos. Registros feitos pelo órgão apontam que 3.385 pessoas convivem com a doença em São Leopoldo. Desses, 52,4% são homens e 47,6% mulheres. Mais de 70% dos casos se encontram na faixa etária entre 30 e 59 anos. No entanto, idosos também convivem com a doença. “O cuidado inicia com a prestação de informações sobre HIV e AIDS e com a oferta da testagem de HIV e outras IST. Isso inclui acolhimento, vínculo e responsabilização em todo o processo de construção de estratégias que facilitem o acesso aos serviços”, destacou a coordenadora administrativa Cíntia Leão. O grupo se dirigiu no final da manhã até o Centro Administrativo para conscientizar servidores e cidadãos sobre o tema.

[Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas