Notícias
Prefeitura amplia atendimento das UBSs e promove ações contra à dengue
24/02/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Thales Ferreira

UBS Vicentina teve criação de dois novos ambulatórios para atender casos de dengue
A comunidade precisa fazer a sua parte e ajudar o poder público no combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue e seus criadouros. Com essa proposta e diante do decreto de situação de emergência, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, secretário Geral de Governo Nelson Spolaor e a titular da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) Andréia Nunes, estiveram na manhã deste sábado, dia 24, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vicentina. O bairro Vicentina responde por quase 50% dos 369 casos de dengue registrados até esse sábado no território do município, segundo dados do painel da Secretaria de Saúde do Estado.
Eles acompanharam as medidas imediatas adotadas durante a primeira reunião do Comitê Técnico de Controle e Combate à Dengue realizada na quinta (22), como ampliação dos serviços de atendimento nas unidades de saúde, distribuição de kits de reidratação conforme prescrição médica para a população e de repelentes para gestantes que estejam fazendo o pré-natal na rede de saúde.
Na UBS Vicentina, a Secretaria da Saúde abriu dois novos ambulatórios de atendimento exclusivo as pessoas com dengue ou que tenham sintomas da doença. Para casos mais graves é possível realizar hidratação intravenosa nas UBSs. O Hospital Centenário contará com espaço específico para pacientes, do tipo B, considerados mais graves. Na quinta-feira (22), a Secretaria da Saúde promoveu uma capacitação sobre o manejo clínico da dengue voltada para médicos e servidores municipais de saúde. O encontro teve grande adesão e reuniu 150 profissionais na Unisinos. O objetivo foi aprimorar o atendimento e o diagnóstico da doença na rede pública.
“Somente nesta semana, nós recolhemos 18 toneladas de lixo aqui no bairro Vicentina. Estamos aqui hoje nessa ação para pedir à comunidade que olhe para dentro de suas casas e façam a sua parte, cuidando do pátio, limpando os potes das plantas e flores, eliminando a água parada e descartando o lixo corretamente. É uma força-tarefa que precisamos fazer em conjunto para amenizar os casos da doença e acabar com os focos do mosquito”, disse o prefeito Vanazzi.
Por decisão do Comitê Técnico de Controle e Combate à Dengue, a Semsad ampliou o atendimento em quatro Unidades Básicas de Saúde, garantindo atendimento até às 20h: além das UBSs da Brás e da Cohab Feitoria (as unidades não fecham ao meio-dia), a partir desta sexta (23), as UBSs Paim e Vicentina passam a atender das 8h às 12h e das 13h às 20h. “As pessoas que vierem até as unidades serão orientadas por médicos e enfermeiros sobre os cuidados na recuperação e na prevenção. É importante que a população se hidrate muito, tome muita água. Hoje especificamente, a nossa Farmácia Móvel está aqui na frente da UBS distribuindo a medicação para os casos da dengue que é o soro de hidratação e medicamento para dor, mas se não tiver o soro, tome muita água”, reforça a titular da Semsad, Andréia Nunes, destacando que a pessoa que apresentar sintomas da doença deve buscar atendimento na unidade básica mais próxima de casa.
“Os dados que nós temos indicam que 78% dos casos de quem pegou a doença foram nos pátios de suas casas. O nosso apelo é nesse sentido: é preciso cuidar da limpeza dos pátios e tomar as medidas necessárias para eliminar os focos do mosquito. Estamos pensando numa ação também com os empresários que possam nos ajudar com a doação de repelentes. Nós vamos vencer mais uma vez esse momento, mas é preciso atuarmos juntos e buscar a prevenção”, salienta Nelson Spolaor, secretário Geral de Governo.
Ainda pela manhã, agentes da Vigilância em Saúde também realizaram visitas em residências e estabelecimentos comerciais para intensificar a campanha de combate ao mosquito transmissor e alertar sobre os riscos de deixar água parada nos quintais das casas, limpeza de pratos de flores e plantas, dos pets; não deixar água armazenada em garrafas e pneus e tampar caixas d´água. Carros de som também passaram pelas avenidas e ruas da Vicentina e Paim, passando informações de prevenção e cuidados.
Outras medidas do Comitê Técnico
Estão sendo planejadas ações articuladas com foco na limpeza e recolhimento de entulhos, entre Secretaria de Obras e Viação (Semov), Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Semae e Secretaria da Saúde que terá um calendário anunciado nos próximos dias.
A Ouvidoria também relatou pedidos de providência que têm chegado pelos canais e destacou a importância do pronto atendimento das demandas, e da busca de solução para os temas de denúncias apresentados.
Por parte da Comunicação, serão ampliadas as ações de rede social, materiais informativos, matérias e informações diárias com boletins e orientações para a população, além da ampliação de carros de som nas comunidades para alertar sobre medidas preventivas e cuidados com os sintomas.
Na próxima semana será feita uma transmissão online para as telas digitais instaladas nas salas de aula para estudantes e professores com orientações de cuidados e campanhas específicas dentro das escolas.
Também estão sendo articuladas ações de campanha de doação de repelentes junto às empresas por meio da Câmara Temática da Indústria, iniciativas articuladas em diálogo com o MP e Poder Judiciário para ações em casos mais graves. O Procon também deverá intensificar ações de fiscalização de possíveis preços abusivos em repelentes.
A prefeitura estuda ainda a contratação emergencial de novos agentes e supervisores para atuarem nas ações de enfrentamento, além de ações envolvendo a Secretaria do Orçamento Participativo, junto às comunidades, conselheiros e lideranças comunitárias.
[Foto: Thales Ferreira | Texto: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb. 12.480 | Scom/PMSL]
Compartilhe:
de
0