Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo têm significativas reduções nos índices de criminalidade, aponta reunião do GGI nesta quarta-feira, 28

28/02/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Thales Ferreira

 


Uma cidade cada dia mais segura. Essa foi a síntese da primeira reunião formal de 2024, do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de São Leopoldo, realizada na Prefeitura Municipal, na tarde desta quarta-feira, 28 de fevereiro. No encontro com as forças de segurança do município que compõe o colegiado, o chefe do Departamento do Observatório de Segurança da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Cleber Silva de Ávila,  apresentou os dados do Observatório da Segurança Municipal, bem como das ações que vem garantindo reduções nos índices de criminalidade. 

 

De 2014 a 2023, os homicídios dolosos, reduziram 79.5%, o furto de veículos reduziu 51%, o roubo de veículos caiu de 2015 até 2023, 78%, os números de latrocínio, tiveram queda de 75%. Os crimes chamados de CVLI´s, (Crimes Violentos Letais Intencionais), que somaram em 2020, 54 casos, reduziram para 29, em 2023, representando uma redução de 46%. O encontro foi coordenado pelo prefeito Ary Vanazzi, e pela secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Giselda Matheus.

 

O prefeito Vanazzi destacou que foram investidos mais de R$ 38 milhões em segurança pública pelo Município desde 2017, além da criação do Conselho de Segurança Pública (Consegur), onde a comunidade decide os investimentos, parabenizou todos os envolvidos e destacou a importância do trabalho integrado das forças de segurança, da sociedade civil e dos órgãos municipais, estaduais e federais. “Uma São Leopoldo cada dia melhor e mais segura. Esse é o resultado do trabalho coletivo, dos órgãos de segurança que atuam de maneira integrada, com condições, o que me deixa cada vez mais orgulhoso pelo trabalho feito na nossa segurança”, ressaltou. Ele também comentou sobre a necessidade de continuar investindo no GGI e nos órgãos de segurança, garantindo a proteção da população e o combate à violência de forma integrada e eficaz.

 

A secretária Giselda Matheus enfatizou a redução dos homicídios como uma conquista significativa, resultado do esforço conjunto de todas as secretarias e órgãos municipais. Ela ressaltou a importância de apresentar não apenas as ações e investimentos realizados, mas também os resultados obtidos para a cidade. “Enquanto muitos municípios do estado enfrentaram um aumento na criminalidade, São Leopoldo registrou uma redução, demonstrando a eficácia das medidas adotadas”, disse.

 

O diretor-geral da GCM, José Carlos Pedrozo, destacou diversas iniciativas do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, incluindo a aquisição de novas ferramentas, compra de EPIs e o patrulhamento no Rio dos Sinos e Diques, entre outros. Ele também mencionou a ronda escolar com novas viaturas, a educação no trânsito por meio de palestras e visitas preventivas, e a criação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda (Efag), que contratou 40 novos servidores, aumentando a presença nas ruas.

 

Além disso, foram detalhados investimentos em tecnologia para agilizar deslocamentos, economizar em impressos e melhorar o atendimento às ocorrências, incluindo a implementação de um sistema de gestão e despacho da GCM, o cercamento eletrônico, viaturas, equipamentos e todo processo de qualificação. A nova sede da Semusp, que está em construção, também foi mencionada como um marco importante para a qualificação e modernização da segurança pública municipal.

 

A linha do tempo da segurança pública em São Leopoldo mostra o progresso ao longo dos anos, desde a criação da Semusp em 2005 até a inauguração da Nova Sede do 25º Batalhão da Brigada Militar em 2023. 

 

Participaram do encontro a secretária de Política para as Mulheres, Eliene Amorim, o titular da Sedettec, Juliano Maciel, representantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Penal, Consepro, SAS, Semusp, Semsad, e da Acist.

 

[Foto: Thales Ferreira | Texto: Valentin Thomaz - Jornalista MTb. 19.048 | Colaboração: Bianca Amábile - Estagiária de Jornalismo | Scom/PMSL] 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas