Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo conta com nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD)

01/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Gisele Agliardi



A semana começou com a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial do Município. Foi inaugurada a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS-AD), que agora conta com uma estrutura maior, mais segura e acolhedora para receber os usuários. Além disso, o local contará com espaço para a base da equipe do Consultório na Rua (CNR). 

O CAPS-AD de São Leopoldo é um serviço 100% SUS, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), sob gestão da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo (FMS-SL), e atende pessoas adultas que apresentem uso problemático de substâncias psicoativas, tendo como princípio o cuidado integral, a partir de ações e estratégias articuladas em rede, com vistas a favorecer a inclusão social, a promoção de autonomia e saúde por meio de intervenções integrais ao usuário de álcool e outras drogas. 

Para Paula Suseli Silva, diretora presidente da FMS-SL, o trabalho do CAPS-AD tem o compromisso de dar condições para os seus usuários de estarem inseridos na sociedade, proporcionando o cuidado em liberdade, uma das diretrizes fundamentais da saúde mental na cidade.

Com isso, o serviço funciona sob a modalidade “portas abertas”, ou seja, todos os usuários que procuram o serviço são atendidos. De setembro de 2023 a março de 2024, foram registrados 2.877 atendimentos individuais e 2.961 atendimentos em atividades coletivas, com uma média de mais de 400 atendimentos mensais em cada modalidade.

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, frisa que a inauguração do novo espaço confirma a modalidade de gestão adotada pelo prefeito Ary Vanazzi, a partir de projetos estratégicos para cuidar das pessoas.

O prefeito Ary Vanazzi, por sua vez, lembra que um serviço da dimensão do CAPS-AD, "não demanda apenas vontade política, mas construção coletiva e articulação entre a rede presente no município, pois o compromisso fundamental é a vida da população", garante. 

A casa ficava localizada na rua Saturnino de Brito, 68, no bairro São José, e mudou-se para a rua Ernesto Muzzel, 134, no bairro Fião. Atualmente o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ainda em abril passará a funcionar com horário estendido até 20h de segunda a sexta-feira, com perspectiva de, até julho, ser habilitado na modalidade AD III, quando passará a operar 24h de segunda a segunda. 

Também estiveram presentes na inauguração Fabiane de Oliveira, da Secretaria Municipal de Saúde; Juliana Escobar, gerente do CAPS-AD; Deise Cardoso, coordenadora da saúde mental da Semsad; Marina Bisio Mattos , enfermeira do Consultório na Rua; Ana Paula Lino, representando os usuários do CAPS-AD, Fábio Bernardo, Secretário de Assistência Social, o presidente da Fundação Hospital Centenário (FHC), Nestor Schwertner; o vice-presidente Financeiro da FHC, Clairton da Fé; Flávia Porto Wieck, coordenadora da residência multiprofissional da Unisinos; Jandira Weber, coordenadora da comissão de saúde mental do Conselho Municipal de Saúde; Nilson Lopes, da Associação Criativizando de Saúde Mental; e Jean do Círculo Operário Leopoldense, além de demais usuários do CAPS AD. 

[Texto e fotos: Jornalista Gisele Agliardi - MTb 20.552 | Comunicação FMSSL | Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas