Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 13 de Agosto de 2019 16:29 - Desenvolvimento Social

Usuários do Centro Pop participam de conversa sobre saúde

Centro Pop Foto: Divulgação Centro Pop
Na terça-feira, 13 de agosto, a assistente social, Maíra Matos Mello, promoveu uma roda de conversa com os usuários sobre do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O tema do encontro foi “População de Rua X Território e Adesão nos tratamentos de saúde”. 
 
Maíra salientou que a saúde da população em situação de rua depende de vários fatores relacionados principalmente com a falta de acesso ao saneamento básico, banho, água e comida de qualidade.  “É importante que vocês tenham acesso a um lugar onde possam lavar as mãos, tomar banho. Muitas vezes também não se dorme direito à noite, pelo medo de que algo aconteça nas ruas, especialmente as mulheres, e tudo isso influencia no desgaste físico da pessoa”, disse. O tratamento que as pessoas em situação de rua recebem nos serviços públicos e da população em geral, que muitas vezes se portam de forma preconceituosa, também foi pautado. Os usuários presentes relataram que muitas vezes já receberam comida estragada de algumas pessoas.
 
Maíra ainda salientou a importância da participação dos usuários no Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), para que eles possam apresentar questionamentos a serem debatidos em relação às políticas de assistência social para pessoas em situação de rua. “Vocês precisam se organizar e frequentar as plenárias, os conselhos são compostos por três modalidades de conselheiros, que incluem sociedade civil, governo e usuários. É essencial que vocês participem, pois assim conseguirão garantir que os seus direitos sejam executados efetivamente”, explicou.
 
Para Rodrigo Farias, usuário do Centro Pop e do Albergue Municipal Bom Pastor, o serviço é um dos melhores da região. “Aqui em São Leopoldo, o Albergue é o que mais nos dá dias de pernoite, mesmo que a pessoa não seja do município”, enfatizou.
O Centro Pop gerido pela Prefeitura de São Leopoldo através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, oferece aos usuários, almoço, oficinas e palestras durante o dia, e o Albergue Municipal oferece jantar, café da manhã, banho e pernoite durante 30 dias para os usuários do município e cinco para usuários de outras cidades.
 
[Sabrina Nascimento - estagiária da SDS | Jornalista Responsável: Aline Marques - MTb: 8929 | Scom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h