Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 13 13:17

Whatsapp do Centro Jacobina facilita o acesso de mulheres ao serviço

 

Uma das saídas encontradas para combater a violência contra a mulher durante a pandemia de covid-19 foi expandir os meios de atendimento dos serviços de proteção, entre eles a inclusão do atendimento remoto. Foi o que o Centro Jacobina, serviço gratuito da Prefeitura de São Leopoldo, fez ao oferecer o acolhimento também pelo whatsapp. Desde agosto de 2020, o serviço de atendimento a mulheres, mulheres transexuais e travestis conta com o número 519788-3212 para atendimentos a distância. 

 

A coordenadora do Centro Jacobina, Ana Cláudia Pinheiro, avalia que isto tem facilitado o acesso de mulheres ao serviço “Depois que passamos a disponibilizar um número de whatsapp a procura pelo Jacobina aumentou consideravelmente em relação ao início da pandemia. A gente percebe pelos relatos nos atendimentos que isto facilitou o acesso das mulheres, pelo contato mais direto”, comenta. Pelo whatsapp o serviço atende das 8h às 17h, já presencialmente na rua Brasil, 784, Centro, o atendimento vai até às 14h. 

 

Para Ana, esse novo meio tem demonstrado benefícios tanto para o Jacobina, quanto para o fortalecimento das mulheres “A gente tem diversos casos em que a mulher só buscou a nossa ajuda porque recebeu esse whatsapp de uma amiga, de uma vizinha, por indicação. Então a gente percebe que o aplicativo tem auxiliado nessa aproximação”, salienta. 

 

Ana explica ainda que o atendimento é construído em conjunto com a mulher, ou seja, é possível entrar em contato pelo whatsapp mas agendar a escuta presencial “A gente constrói o atendimento da melhor forma para a usuária, em conjunto com ela, oferecendo diversas possibilidades. Assim, ela pode mandar mensagem tanto para tirar dúvidas, pedir informações, quanto para dar encaminhamentos como a escuta com as técnicas, que pode acontecer por mensagem de texto ou voz, ligação de áudio ou vídeo e também presencialmente no serviço”. 

 

Por fim, a coordenadora ressalta que este é um canal que deve permanecer para além da pandemia “A gente espera manter este whatsapp como um dos números de referência do Centro Jacobina, buscando alcançar as mulheres de todos os cantos da cidade”, conclui. 

 

Centro Jacobina é referência no atendimento a mulheres vítimas de violência no município
O Centro Jacobina é um serviço gratuito de atendimento a mulheres, mulheres transexuais e travestis em situação de violência de gênero. Ele está localizado na rua Brasil, 784, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h presencialmente no local, e das 8h às 17h pelo número de whatsapp 519788-3212. Também é possível entrar em contato pelo telefone 3592-2184. 

 

É um serviço oferecido através da Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) que disponibiliza apoio psicossocial e jurídico. Não é preciso registrar boletim de ocorrência para receber assistência no local. 

 

Em caso de emergência a mulher deve ligar para o 190, da Brigada Militar, ou para o 153 da Guarda Civil Municipal.

 

[Foto:Divulgação |Texto : Patrícia Wisnieski. Estagiária da Sepom |Jornalista responsável: José Luís Zasso - MTb: 17.341 |Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h