Voltar

PROGRAMA CONTAS ABERTAS: O FLUXO DE CAIXA DETALHADO E SIMPLIFICADO

A Prefeitura Municipal de São Leopoldo apresenta uma inovação em matéria de transparência ao lançar em seu site oficial o programa CONTAS ABERTAS. 

O principal propósito é divulgar com clareza e precisão a movimentação financeira e contábil diária da Administração Municipal. Qualquer cidadão ou cidadã poderá entender, de modo rápido e simplificado, quanto a Prefeitura arrecadou e pagou, dia a dia. Também será possível acompanhar a previsão de repasses estaduais e federais e consultar o histórico diário de como foram usados os recursos livres e os do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O programa Contas Abertas chega para detalhar os dados que já são divulgados no Portal da Transparência – com informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, e com a descrição da origem dos recursos e das atividades e serviços dos fornecedores que são pagos, a cada dia. Portanto, as Contas Abertas são um modo de ampliar e complementar as medidas de transparência legalmente exigidas, para um maior controle da sociedade sobre o orçamento público municipal.

Com esta iniciativa, os cidadãos e cidadãs, os gestores públicos, a sociedade civil organizada e mesmo os órgãos de fiscalização e controle das contas públicas terão acesso diário à movimentação financeira da nossa Administração. Com informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Fazenda, vamos detalhar o ingresso de recursos, repasses e arrecadação de impostos; e a saída destes recursos seja para o pagamento de servidores, prestadores de serviços ou contrapartidas financeiras a projetos.

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h