Notícias
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) visitam São Leopoldo
14/05/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pâmella Atkinson

Na segunda-feira, 13 de maio, Becchara Miranda, diretor do Departamento de Assistência Social (DAS) do Rio Grande do Sul, e Elysson Bruno Albuquerque, Assessor de Assuntos de Migração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estiveram reunidos com a Secretaria de Assistência Social (SAS) para articular o apoio financeiro e estrutural dos governos estadual e federal necessários em meio à maior enchente da história do município.
No encontro a secretária da SAS, Márcia Martins, apresentou as principais ações realizadas até o momento no processo de alojamento das pessoas que precisaram deixar suas casas por causa das cheias. Há cerca de 12 mil leopoldenses abrigados em 88 alojamentos na cidade e 22 alojamentos em municípios da região. Outro ponto debatido foi a importância da Força Nacional do SUAS atuar junto ao município no processo de acolhimento e reconstrução nos próximos dias.
Segundo Márcia, todas as equipes da assistência social estão direcionadas hoje para os grandes espaços de alojamento na cidade. O próximo passo é contratar uma organização da sociedade civil (OSC) para o atendimento desses espaços, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social. O pedido de atuação da Força Nacional do SUAS já foi protocolado junto ao governo, que agora estuda como o efetivo trabalhará junto ao município na organização das demandas decorrentes da calamidade climática que assola São Leopoldo.
A secretária também pediu o apoio do governo do Estado para atuar junto aos municípios da região que estão acolhendo a população de São Leopoldo, para que essas pessoas permaneçam em segurança nos abrigos até que seja seguro retornar à cidade. Hoje há 22 abrigos mapeados pela SAS nas cidades da região.
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0