Notícias
Prefeito Vanazzi acompanha trabalhos nas Casas de Bombas da Campina e da Vicentina
31/05/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Valentin Thomaz

Chefe do Executivo esteve também no dique da Santos Dumont/Vila Brás
Em pleno feriado de Corpus Christi, o prefeito Ary Vanazzi esteve acompanhando os trabalhos das equipes do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) nas Casas de Bombas da Campina, da Vicentina (Arroio da João Corrêa) e no dique da Vila Brás. Junto com ele, o assessor especial do Gabinete, Nelson Spolaor, e o diretor-presidente do Semae, Maurício Miorin, técnicos e engenheiros da autarquia fizeram um roteiro pelos bairros Santos Dumont, Campina e Vicentina. A Casa de Bombas da Campina está operando com duas bombas fixas, que foram religadas na terça-feira. A bacia de acumulação, próxima à Casa de Bombas demonstra uma grande baixa da água, equiparada ao início da semana. Já na Casa de Bombas da Vicentina, as duas bombas da Higra, estão funcionando de maneira alternada por um gerador e as equipes do Semae e da empresa Mercúrio estão parametrizando um inversor para ligar as duas bombas originais da Casa de Bombas, o que deve ocorrer ainda na noite de hoje.
Vanazzi iniciou a vistoria no dique do Arroio Gauchinho, no bairro Santos Dumont/Vila Brás, onde pode verificar que houve uma baixa considerável das águas em relação há 4 dias atrás. Duas bombas de 3.300 litros por segundo da empresa leopoldense Higra estão em funcionamento e já é possível ver apenas uma lâmina d`água na rua Quatorze Bis, divisa de São Leopoldo com Novo Hamburgo, apesar de muitas ruas ainda estarem alagadas. “Olhar essa cena aqui na Brás nos traz um alívio porque há 20 dias atrás vindo aqui, a cena era de 4 metros de água. Hoje as famílias começaram a limpar suas casas, com muita tristeza porque as pessoas perderam tudo. Nós conseguimos com as bombas que colocamos aqui tirar a água mais rápido porque a Casa de Bombas de Novo Hamburgo ainda não está funcionando. O nosso sistema hoje em São Leopoldo está operando. Portanto, vamos dar tranquilidade à população. A partir de agora, teremos um serviço muito grande que é limpar a cidade. Vamos ser a primeira cidade do Estado a drenar as águas da enchente”, disse o prefeito Vanazzi.
“Hoje é quinta-feira, feriado, mas o trabalho não para porque a cidade precisa ser reconstruída e o nosso governo tem trabalhado sempre. Estamos aqui acompanhando o prefeito Vanazzi na região Nordeste, onde as águas já estão baixando e isto é fruto das duas bombas que foram colocadas aqui. Hoje verificamos que tem muita lama e lixo que precisam ser retiradas pelas nossas equipes, que já estão trabalhando. É isso que estamos fazendo agora: escoar a água para as pessoas poderem voltar para casa. Também vamos devolver os loteamentos para as pessoas e auxiliar na reconstrução das suas casas”, enfatiza Nelson Spolaor, assessor especial do Gabinete do Prefeito.
O diretor-presidente do Semae, Maurício Miorin, destaca o trabalho conjunto das equipes nestes dias difíceis. “O Semae juntamente com as empresas parceiras fez um grande trabalho de drenagem dessa área (Vila Brás), que baixou bastante o nível da água. Estamos trabalhando bastante diuturnamente com as nossas bombas fazendo a drenagem 24 horas por dia, o que está resultando nessa baixa considerável da água”, afirma Maurício Miorin.
Fotos: Valentin Thomaz
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0