Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Associação da Pedagogia de Emergência atua com crianças e jovens após enchente em São Leopoldo

14/06/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação



Com foco na estabilização emocional, a diluição do trauma e o desenvolvimento da resiliência, a Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil promoveu atividades para as crianças e adolescentes que estão em abrigos devido aos impactos da enchente que atingiu o município. Do dia 10 a 14 de junho, eles estiveram nos abrigos Monte Alverne, Centro de Eventos e da Escola Superior de Teologia (EST) e ainda, na Escola Estadual de Ensino Médio Cristo Rei. A vinda da Associação foi articulada através da Rede Municipal Primeira Infância de São Leopoldo (RMPI/SL), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) e Secretaria Municipal de Educação (Smed), e apoio de outras organizações. 

A Pedagogia de Emergência é uma metodologia fundamentada na pedagogia Waldorf que ajuda crianças e jovens a superarem traumas provocados por situações extremas como catástrofes naturais, violência e guerras.

“O trabalho é realizado de acordo com as fases vivenciadas após um evento traumático. As oficinas estão voltadas para a construção de um espaço e ambiente de estabilização para diluir a dor, criando o vínculo para ajudar na dissolução do trauma”, explica o presidente Associação, assistente social e especialista em Pedagogia de Emergência, William Boudakian. 

Os grupos foram organizados por faixa-etárias usando técnicas pedagógicas e terapêuticas com ativação da cor, ritmo e trabalhos manuais. A Associação também promoveu workshop para educadores, pais e profissionais que lidam com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e atuam na linha de frente no suporte dos abrigos. Uma edição foi realizada no dia 12 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a próxima edição será realizada amanhã, 15, das 8h às 12h10 na Feevale e está com as inscrições abertas.  

A coordenadora da Rede Municipal Primeira Infância de São Leopoldo, que atua na Smed, Wania Krause Muller, salienta que a vinda desta equipe foi fundamental, tendo em vista as consequências dos eventos climáticos e enchentes que paralisaram o Rio Grande do Sul. “Esta situação exige um trabalho de reconstrução e um tratamento especial para as crianças, pois foram expostas a traumas coletivos que vão deixar marcas profundas”, avalia ao destacar que “as atividades demonstraram o quanto a primeira infância precisa ser de fato prioridade absoluta. E o quanto precisamos fortalecer as políticas públicas com maior sensibilização dos gestores e profissionais de cada setor e das secretarias da cidade”.

Apoio

A secretária de Direitos Humanos, Adriângela Cabral Jacob, acompanhou o trabalho no Monte Alverne na terça-feira, 11, quando esteve com o presidente Associação, e equipe de trabalho, e participou do workshop na Unisinos. A atividade realizada na EEEM Cristo Rei contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social do Estado do RS, Beto Fantinel. 

Para a secretária de Direitos Humanos, Adriângela Cabral, “a aplicação de pedagogias emergenciais e a garantia dos direitos humanos durante uma calamidade são interdependentes e essenciais para a construção de resiliência e a promoção de uma recuperação justa e sustentável para todas as pessoas afetadas”.

A secretária de Educação, professora Renata de Matos, enfatiza que "é fundamental termos este olhar sobre as crianças e adolescentes neste momento e analisar com extremo cuidado os parâmetros verificados e que nos impõem, diariamente, diferentes desafios. Proporcionar este momento para eles e qualificar as equipes para a atenção nos abrigos nos deixa seguros de que há um movimento especial para cuidar e ajudar nos momentos de aflição, medo, angústia e incerteza".

Inscrições gratuitas

São oferecidas 120 inscrições gratuitas para o workshop Pedagogia de Emergência. O objetivo é acolher voluntários e profissionais que estão atuando na linha de frente no Rio Grande do Sul. Será trabalhado um breve histórico da Pedagogia de Emergência Brasil, oficinas práticas e breve Introdução a psicotraumatologia, que trata das características, dos tipos, das fases do trauma além das reações e distúrbios que podem surgir sem uma intervenção adequada num momento de crise aguda.

REALIZAÇÃO: Associação da Pedagogia de Emergência do Brasil
APOIO: Instituto Mahle; Visão Mundial; Instituto Assaí; Fundação Van Leer, FEWB; MOVEH
APOIO INSTITUCIONAL: FEEVALE, SEDES/RS, SES/RS, SEDUC/RS, Rede Municipal Primeira Infância de São Leopoldo RMPI/SL, FORPEI-NH, OMEP/RS Novo Hamburgo

Como se inscrever: 
https://www.sympla.com.br/evento/6-workshop-pedagogia-de-emergencia-rio-grande-do-sul-feevale/2507599 

Texto: Jornalista Vanessa Bueno – MTb.11.299 
Fotos: Divulgação

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas