Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Ospa apresenta legado da música erudita alemã no concerto do Bicentenário da Imigração Alemã

11/10/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Vanessa Bueno



O Santuário Sagrado Coração de Jesus em São Leopoldo foi tomado pelas emoções que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) proporcionou com o concerto alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul (RS). O público aplaudiu em pé a apresentação que reuniu composições dos grandes nomes da música clássica alemã. O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, 10 de outubro. 

A Orquestra foi regida pelo maestro Evandro Matté e teve a participação do cantor lírico Matías Herrera como solista convidado. O repertório trouxe a diversidade da música erudita alemã e também homenageou, com a peça brasileira Batuque, o compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920) que traduziu composições alemãs e italianas. Formaram o programa Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms e Jacques Offenbach, também estavam outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Von Suppé, Johann Strauss II e Wolfgang Amadeus Mozart. 

O concerto realizado na noite de ontem estava previsto para o dia 3 de maio e precisou ser cancelado devido à enchente que atingiu o município. A apresentação faz parte da Série Interior dentro da Temporada Artística 2024 da OSPA, e tem realização da Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, vinculada à Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo e do Santuário. Os concertos integram a programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por Decreto do Governador do Estado). 

O presidente da Comissão Estadual, Rafael Gessinger, e o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabrício Guazzelli Peruchin, acompanharam o evento. Também estavam presentes representantes da Prefeitura de São Leopoldo, a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Luciane de Souza, a diretora Administrativa da Secult, Lionella Goulart, a diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Lilia Motta, a diretora do Sesc de São Leopoldo, Andrea Guedes, entre outras autoridades.  

Para a Luciane de Souza, foi uma noite emocionante. “Eventos desse tipo são sempre importantes para o município pois democratizam o acesso à cultura em eventos que normalmente são caros. Foi uma honra participar da construção desse momento”, ressaltou.

O maestro Evandro Matté saudou a plateia. Ele falou sobre a alegria de se apresentar em São Leopoldo, onde partiu sua carreira, e sobre a homenagem aos compositores alemães pela grande contribuição que fizeram para a música clássica.

Nascido capilé, o presidente da Comissão do Bicentenário Rafael Gessinger agradeceu a toda a comunidade de São Leopoldo pelo momento simbólico muito importante que foi o concerto para homenagear os antepassados. “O concerto de hoje era para ter sido em maio e o primeiro concerto do Bicentenário, porque São Leopoldo é o berço da imigração alemã no Brasil, porém veio a enchente. Nós todos no Rio Grande do Sul sofremos e continuamos sofrendo em certo sentido […] só que a música, ela é uma maneira de nós obtermos esperança para dar a volta por cima seja no âmbito pessoal, profissional ou de infraestrutura”, ressaltou. 

Texto e fotos: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Colaboração: Estagiária de Jornalismo Kauane dos Santos 

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas