Notícias
Defesa Civil Estadual fará teste do novo sistema de Alerta de Emergência
25/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Digue Cardoso
A Defesa Civil Estadual realizará no sábado, dia 30 de novembro, em horário a ser definido, o primeiro teste do novo sistema de Alerta de Emergência em municípios gaúchos. São Leopoldo não está incluída nesta primeira demonstração, mas pela proximidade com Novo Hamburgo, onde ocorrerá a simulação, pode acontecer de moradores dos bairros das Regiões Nordeste, Norte, Leste e Centro, recebam a notificação via celular. É importante ressaltar que será apenas um teste do sistema, não sendo necessária a evacuação das residências nestas localidades, caso os moradores recebam o Alerta de Emergência.
Como funciona o sistema
A Defesa Civil usará o sistema de transmissão via telefonia celular, chamado internacionalmente de alerta de emergência sem fio (Cell Broadcast). O sistema foi desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as quatro grandes operadoras de telefonia do país.
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, se sobressaindo a qualquer outro conteúdo em uso na tela dos aparelhos celulares dos usuários, dentro de uma região que esteja incluída na área de risco. O alerta também funciona, caso o celular esteja no modo silencioso ou avião. Não há necessidade de cadastro prévio e as mensagens serão enviadas para qualquer pessoa que esteja passando pelos locais em áreas consideradas de risco extremo. O novo sistema será agregado a outras formas de aviso que são utilizadas hoje pela Defesa Civil Estadual como mensagens por SMS, redes sociais, site oficial e boletins das coordenadorias ou superintendências municipais da Defesa Civil, em casos de eventos extremos.
O envio de alerta de emergência apenas será disparado para casos de severidade “Muito Alta”, dividida em duas categorias: “Imediata” e “Esperada”. A “Imediata” indica que o fenômeno é iminente, podendo ocorrer em até 10 minutos. A categoria “Esperada” indica que o evento pode ocorrer na próxima hora. Há também um critério para o envio da mensagem de alerta, subdividida em “Observada” ou “Provável”, indicando que o fenômeno ocorreu ou está em andamento. Já a “Provável” indica que a probabilidade de ocorrência do evento é superior a 50%. A população será orientada para determinados casos de alerta de emergência com as opções de “Abrigar-se”, “Evacuar” ou “Executar”.
Texto: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480
Foto: Digue Cardoso
Com informações da Defesa Civil Estadual
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0