Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Escola Francisco Cândido Xavier é invadida na manhã desta sexta-feira

28/02/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (28), um indivíduo acessou de forma abrupta a Escola Francisco Cândido Xavier. O homem, com cerca de 45 anos, invadiu a escola após se envolver em desavenças com transeuntes nas proximidades, procurando refúgio na instituição. A pessoa acessou a escola pelo muro da quadra e, por meio do ar-condicionado, teve acesso ao telhado. As pessoas que estavam em busca do invasor e populares revoltados tentaram o agredir, enquanto ele estava em cima do telhado e na tentativa de descer da caixa d'água.

Conforme o secretário de Educação, Jéferson Falcão, que esteve no local para apurar o ocorrido junto à direção da escola e da Guarda Civil Municipal (GCM), "fomos à escola para verificar a situação presencialmente, após termos ciência do ocorrido. Dialogamos com a Equipe Diretiva sobre possíveis danos materiais causados à escola e, principalmente, verificamos no local como as crianças, estudantes e todos profissionais estavam. A situação já tinha sido controlada, após o encaminhamento do invasor pela polícia".
A Brigada e a Guarda Municipal foram acionadas e, ao chegarem no local, controlaram a revolta da população. A GCM conduziu o indivíduo à DPPA, onde ele deve ser atendido pelo SAMU devido à lesão em uma das pernas e, após, será encaminhado para registro policial dos fatos.

De acordo com a Diretora Pedagógica Raona Pohren, "é uma situação atípica que vivemos hoje. Em primeiro lugar se faz necessário pensar nas pessoas que estão no local e como proceder para acalmá-las. Neste caso, foi necessário que as crianças e estudantes fossem dispensados, pela situação que se criou na comunidade e pensando no bem-estar das mesmas, pois muitas estavam nervosas e ver suas famílias acalentou-as. Encaminhamos o que foi necessário junto à gestão da escola e, após todos discentes saírem do prédio com seus familiares, os profissionais também foram dispensados".

A Smed informou que no dia 5 de março, pela manhã, a equipe de profissionais do CEMEI e uma psicóloga estarão na escola Chico Xavier para realizar acolhimento e diálogo com as crianças e estudantes.

Texto: Daiane Mendes Luz – MTB 14.582
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas