Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Servidores públicos municipais participam da oficina de Libras

20/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Matheus Taffarel

A semana dedicada às Pessoas com Deficiência, com Mobilidade Reduzida, Altas Habilidades e Superdotação está com várias atividades acontecendo em São Leopoldo. Nesta terça-feira, 19, a Associação Vida Nova promoveu oficina de Libras na Prefeitura, conduzida pela professora Rochele Possel. No turno da tarde, servidores públicos municipais participaram do curso, a convite da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu).

A formação tem enfoque prático, introduzindo os participantes ao alfabeto manual e a noções básicas de conversação em sinais, além de incluir dinâmicas com músicas interpretadas. A servidora Thais Amaro participou da oficina e destacou a importância desta aprendizagem para humanizar cada vez mais o atendimento ao cidadão. "Faz parte dos sentimentos conseguir comunicar e dar essa possibilidade a alguém é incrível. Para todas as pessoas que chegarem, nem que seja um servidor volante, precisa-se ter uma noção básica de Libras", afirmou.

Rochele Possel é intérprete e tradutora de Libras, possui o selo de Comunicação Internacional de Linguagem de Sinais e leciona desde os 18 anos. Além das aulas, a professora Rochele também realiza mediações em consultas médicas e psiquiátricas, ampliando a inclusão e o acesso à comunicação. Possel fez a tradução da abertura oficial da semana na segunda-feira, 18.

Várias atividades abertas para a comunidade
Até sexta-feira, 22 de agosto, ainda vão ocorrer várias agendas da VII Semana Municipal das Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida e com Altas Habilidades e Superdotação de São Leopoldo, como o pedágio solidário da APAE, a caminhada e consciencialização da Associação Pandorga na quinta, 21. Já na sexta, 22, tem a apresentação artística "Arte & Música: outras formas de expressão além das palavras", na Associação Pandorga, e oficina de Libras na Associação Vida Nova.

A programação foi organizada pelo o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida e das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (Comudepe), por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu). Clique aqui, confira as próximas atividades. 

Texto: Matheus Taffarel - Estagiário de Jornalismo
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Pedro Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas