Notícias
São Leopoldo terá sábado (5) de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
01/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Douglas Dalua
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), em parceria com o Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI) e a APAE São Leopoldo, irá realizar no próximo sábado (5), um evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. Um cronograma de atividades foi elaborado pelas instituições para atender crianças, pais e familiares. A programação inclui uma caminhada entre a APAE e o Ginásio Celso Morbach, local onde as demais atrações serão realizadas. A Secretaria de Educação (Smed) também estará apoiando a ação.
Denominado de Sábado Azul, o evento busca conscientizar a comunidade leopoldense sobre o tema e promover espaços de inclusão. “Estamos felizes em elaborar essa programação junto a CEMEI e a APAE. Essa é uma pauta fundamental e não devemos limitá-la a apenas um momento. A inclusão deve fazer parte dos nossos dias. Quando incluímos pessoas, conseguimos transformar e humanizar. Queremos levar o nosso legado de governo nesse evento e com unidade”, declarou o secretário de Esporte, Everton Vanoni.
O Sábado Azul irá iniciar com a caminhada em favor da conscientização do autismo, prevista para sair da APAE às 8h30. A organização estima que cerca de 300 pessoas, entre neurodivergentes, familiares e comunidade, irão participar do ato. “Há muito tempo realizamos esse momento e esse ano será ainda mais relevante com essa parceria que criamos com o secretário Everton e a CEMEI. Participar dessa caminhada juntos demonstra a nossa unidade em construirmos um mundo com mais acessibilidade e acolhimento. Quanto mais forças, mais instituições somarem conosco, mais êxito teremos nesse objetivo”, afirmou a diretora da APAE São Leopoldo, Raquel Dickel.
A caminhada será finalizada no Ginásio Municipal Celso Morbach. No local serão realizadas diversas atividades que incluem oficinas de esporte, contação de histórias, espaço de pintura, brinquedos infláveis, oficina de massa de modelar, local de acolhimento, espaço para as famílias tirarem suas dúvidas sobre os direitos da pessoa autista, além de atrações culturais e opções de alimentação.
“É extremamente importante essa união entre a equipe do esporte e as demais instituições. Nós entendemos que esse trabalho colaborativo demonstra o quanto a nossa cidade está engajada na questão inclusiva”, observou a diretora do CEMEI, Cláudia Filereno. Segundo ela, existem atualmente 800 crianças com espectro autista matriculadas na rede municipal de ensino. “Como comunidade, precisamos pensar cada vez mais em maneiras de promover inclusão, e não apenas integração. Essa é a primeira de muitas ações que pretendemos realizar em parceria com o Esporte”, relatou.
As atividades estão programadas para ocorrer às 10h, após a caminhada. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 12 de abril. A alteração será comunicada nas redes sociais das instituições. Não é necessário se inscrever para participar da programação.
Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Douglas Dalua
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0