Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo sediou a estreia do documentário sobre o Festival Sul em Dança

29/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Alexis Willis

O dia 26 de abril ficará marcado na história do Festival Sul em Dança. Foi a data da estreia do documentário que conta a trajetória de duas décadas do maior evento de dança do Estado e um dos principais do País. “Mostrar como surgiu o projeto e o impacto transformador nas vidas de centenas de pessoas nos incentiva a continuar a sonhar, planejar e executar”, sintetiza Margit Kolling, idealizadora e diretora do Sul em Dança.

O documentário contém depoimentos emocionantes de pessoas que participam do festival desde a sua criação. Um deles é de Natália Peggaz, que de aluna passou a ser diretora da escola de dança fundada por Margit e colaboradora até os dias atuais na organização do Sul em Dança. “São momentos maravilhosos, onde o mundo da dança se reúne e nos tornamos uma grande família”.

A estreia do documentário aconteceu no Teatro Municipal São Leopoldo com a presença de alunos, professores e profissionais que atuam na execução do Sul em Dança. Também estiveram presentes o prefeito Heliomar Franco, Simone Dutra, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Lionella Goulart, secretária de Cultura e Relações Internacionais.

Segundo Heliomar Franco, é um orgulho e uma honra a cidade ter uma embaixadora como a Margit, que leva o nome de São Leopoldo para todos os lugares. “Estou aqui, nesta noite tão especial, representando 230 mil pessoas que têm muita honra em ter esta entrega”, ressaltou. 

Lionella Goulart também reiterou que o momento traz muito orgulho à cidade. “O filme é lindo e emocionante e conta os mais de 20 anos de história do Sul em Dança originado aqui em São Leopoldo e que, por meio de um edital de financiamento à cultura, foi possível ser viabilizado”, aponta. 

Em duas décadas de atuação, o Festival Sul em Dança impactou em torno de 227 mil pessoas, mostrando a importância do ecossistema cultural que reúne desde bailarinos - foram mais de 70 mil ao longo de 20 anos - a centenas de fornecedores. Promoveu mais de 10 mil apresentações em cerca de 3 mil horas de dança.

O documentário é uma realização do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais. A obra foi produzida com recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo. A direção do projeto é Margit Kolling, com produção de Luka Ibarra, da Lucida Desenvolvimento Cultural. A captação audiovisual é da produtora de vídeo MOOV.art, com direção de Fernando Muniz.

Após a estreia, o documentário será disponibilizado no canal do festival no Youtube e será apresentado em todas as edições do evento. “Fiz questão de fazer a estreia em São Leopoldo porque o festival começou aqui, queria de alguma forma honrar a nossa cidade, mostrando onde o Sul em Dança nasceu e valorizando a dança daqui. Um trabalho que é de São Leopoldo para todo o Rio Grande do Sul e todo o Brasil. É um orgulho imenso poder ter este documentário, esta história contada a partir de São Leopoldo”, destaca.

Sonho & Empreendedorismo - Antes da apresentação do documentário, Margit Kolling palestrou sobre a importância da instrumentalização dos profissionais que atuam no setor, para que tenham ferramentas para a gestão do processos. “Os sonhos somente são concretizados e continuados com muita persistência e com muito conhecimento sobre gestão de processos e de pessoas”, alertou. Ela exemplifica com a própria trajetória, lembrando os estudos acadêmicos em áreas como Publicidade e Propaganda, especialização em economia cultural e gestão de processos e gerenciamento de riscos.

Texto: Elizabeth Renz | Reg.Prof. 8228/95/ SUL em Dança
Foto: Alexei Willy/ SUL em Dança
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas