Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Cultura se reúne com Iphae para tratar do andamento das obras de restauro do Museu do Trem de São Leopoldo

30/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 29, a secretária de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, Lionella Goulart, reuniu-se com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) para tratar do andamento das obras de restauro do Museu do Trem. Participaram do encontro o diretor do Iphae, Renato Savoldi, o do diretor de Memória e Patrimônio da pasta, Eduardo Hahn. e um dos fiscais da obra Arthur Spagnol. O objetivo foi alinhar as próximas etapas da intervenção no espaço, que é um bem tombado pelo Estado e, portanto, necessita de acompanhamento técnico do Instituto.

Durante a reunião, foi reforçado que o Iphae acompanhará de perto todo o processo de execução do restauro, garantindo que as características históricas do prédio sejam preservadas conforme determinações legais. "A parceria entre a Prefeitura Municipal, a  Secretaria de Cultura e o Iphae será fundamental para a condução adequada do projeto, que envolve, além da recuperação da estrutura original da estação ferroviária. As ações também vão incluir a climatização, a iluminação cênica, o material expográfico e o mobiliário novo", ressaltou Lionella. 

 

História do Museu

Inaugurado como estação ferroviária em 14 de abril de 1874, o prédio faz parte da primeira linha férrea do Rio Grande do Sul, que ligava São Leopoldo a Porto Alegre. O museu foi fundado em 1976 e hoje abriga peças e documentos da antiga Viação Férrea do Rio Grande do Sul, compondo um dos mais significativos acervos ferroviários do Estado.
A previsão é de que as obras, que tiveram ordem de início assinada pelo prefeito Heliomar Franco no último dia 14 de abril, tenham duração de seis meses. Durante esse período, o Museu do Trem permanecerá fechado para visitação.
O restauro do Museu do Trem marca um importante capítulo na preservação da memória leopoldense.

 

Texto: Patrian Matheus Gomes - Estagiário de Comunicação

Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299

Foto: Divulgação

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas