Zap da Saúde contabiliza 100 mil atendimentos em um ano
06/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

Lançado em meio à tragédia climática de maio de 2024, o Zap da Saúde surgiu como um instrumento de apoio aos atingidos pela cheia que perderam seus registros e necessitavam de um atendimento ágil e rápido. Nessa primeira fase, a ferramenta foi de extrema importância para pessoas desabrigadas, usuários sem acesso a medicamentos, receitas e informações. A partir de 2025, o Zap passou por sua maior reestruturação e ampliação, com a criação de novos serviços, fluxos e a reorganização de áreas estratégicas, como a Ouvidoria Sus, Ouvidoria do Hospital Centenário, Serviço de Atendimento Especializado (SAE), atualização do Cartão Sus, cadastros, teleconsultas e regulação. Também foram incorporados novos serviços informativos, como "Violência Doméstica" e "Pare de Fumar".
Hoje, a ferramenta conta com mais de 40 operadores diretamente envolvidos, oferecendo mais de 20 serviços digitais. Até o dia 30 de abril, o Zap da Saúde realizou 107.223 atendimentos para 48.618 pessoas diferentes, ou seja, identificadas por números de telefone únicos. “Esses atendimentos evitaram que milhares de pessoas precisassem enfrentar filas, chuva, calor, frio, insegurança, custos com babá ou cuidador, com transporte, ou tivessem que pedir liberação no trabalho, abrir mão de momentos de descanso ou deixar de estar com a família. Acreditamos que isso também é saúde. Isso é promover dignidade, acesso e qualidade de vida”, destacou a secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, que na manhã desta terça-feira, dia 6, visitou a parte da consulta médica por vídeo, realizada no Centro Médico Capilé.
Novas ações
De forma estruturada, a Secretaria passou a realizar ações de Busca Ativa Digital, com o envio de mensagens personalizadas via WhatsApp para campanhas de vacinas e gestantes cadastradas no software G-MUS - consolidando a integração entre o Zap da Saúde e sistema de prontuário eletrônico, um dos maiores desafios enfrentados por outros municípios quando se fala em Saúde Digital. As mensagens convidam para o programa de visita ao Hospital Centenário e para a retirada do Kit Mãe Gaúcha. Além disso, a Prefeitura implantou o envio automatizado de lembretes 48h antes dos exames de ecografia obstétrica e morfológica agendados no Centro Médico Capilé - uma estratégia para reduzir o absenteísmo e qualificar o cuidado pré-natal.
Parceria com Unisinos
A parceria com a universidade também se faz presente no Zap. A Unisinos, por meio da equipe do Unitelecuidado, foi fundamental para a viabilidade, expansão e impacto do projeto, que ganhou o reforço da Clinia, uma startup que opera o software responsável por gerenciar as conversas, contratado pela Unisinos através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes).
“Temos ainda muito o que melhorar, de forma integrada, estratégica e utilizando a tecnologia para ampliar o acesso, qualificar a assistência em saúde, fortalecer a prevenção de doenças e promover qualidade de vida para nossa população”, reforçou o diretor de Tecnologia Tiago Sperb Machado.
Serviços
Através do canal oficial de WhatsApp, os moradores podem agendar e reagendar consultas, obter informações sobre procedimentos e medicamentos, receber orientações relacionadas a cada serviço ofertado e, caso necessário, realizar uma teleconsulta. Para acessar, basta enviar uma mensagem para o número (51) 99557-8541 e selecionar a opção correspondente ao serviço desejado. O funcionamento ocorre de segunda a sexta feira, exceto feriados. O horário varia conforme o tipo de solicitação.
Texto e foto: Romeu Finato - Jornalista MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0