Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeito recebe estudante que irá representar São Leopoldo em feira em Fortaleza

08/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Douglas Dalua

A aluna da EMEF Paul Harris, Júlia Peixoto Rodrigues, irá viajar no domingo (11) para participar do Milset Brasil, uma feira internacional em Fortaleza. A estudante esteve, nesta quinta-feira (8), no gabinete do prefeito para dividir a conquista. 

O evento em que o projeto de pesquisa está inscrito é um espaço importante de divulgação científica jovem no país. A feira terá início no domingo e se encerrará na próxima quinta-feira (15). Para acompanhar a jovem durante a viagem, o prefeito Heliomar Franco entregou uma bandeira de São Leopoldo: “Para que você represente nossa cidade por lá”, declarou. Ele também parabenizou a estudante pela pesquisa e desejou boa sorte. 

O projeto, nomeado “Sistema de Irrigação Automatizada na Escola Paul Harris” , está sendo desenvolvido desde 2023 por Júlia e mais dois colegas: Kauan Gresele Cabral e Thiago Vinícius Monteiro Machado. A pesquisa visa trazer inovação para o cuidado com plantas através de um sistema de irrigação automatizado, utilizando a tecnologia Arduino.

Um desafio identificado na horta da escola foi o que motivou os estudantes. A falta de um sistema de irrigação adequado estava prejudicando o desenvolvimento das plantas e exigindo uma atenção constante. Para enfrentar o problema, os alunos desenvolveram uma solução tecnológica que não apenas otimiza o uso da água, mas também garante a saúde das plantas, mesmo na ausência de cuidados pelos funcionários e alunos da instituição.

“Já participamos de uma feira em Santa Catarina e estou ansiosa para representar o projeto em Fortaleza”, declarou a estudante. 

O diretor da escola, Adenir Auler, irá acompanhar a estudante durante o evento e compartilhou a alegria desse momento: “Nós ficamos muito felizes em ver nossos alunos apresentando suas pesquisas em feiras pela região, país e exterior. Lembrando sempre que esses espaços são importantes. Eles são um reconhecimento ao trabalho realizado pelos alunos e professores. É importante destacar que na EMEF Paul Harris todos os alunos trabalham com Iniciação Científica, e são eles que escolhem qual assunto irão pesquisar”, declarou o educador. 

Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Douglas Dalua
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas