Notícias
Secretaria de Cultura promove exposição fotográfica sobre o restauro da estação ferroviária
13/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação Secult

A programação faz parte da Semana Nacional dos Museus e destaca o passado e o presente de um dos patrimônios históricos mais emblemáticos da cidade
Está oficialmente aberta a nova exposição fotográfica do Museu do Trem de São Leopoldo, promovida pela Secretaria de Cultura da cidade, integrando as ações da Semana Nacional de Museus, de 12 a 16 de maio. A exposição leopoldense ocorre na Biblioteca Pública Municipal, na Rua Osvaldo Aranha, 934 - Centro, e permanece aberta ao público durante a Semana dos Museus, de segunda a sexta, das 8h30 às 14h30.
A mostra celebra a memória ferroviária da cidade e apresenta ao público dois momentos marcantes: a restauração da antiga Estação Ferroviária ocorrida na década de 1980 e o atual projeto de restauro em andamento neste ano de 2025.
A exposição revela imagens históricas e atuais do prédio, evidenciando o compromisso com a preservação do patrimônio e convidando a comunidade a refletir sobre a importância da memória coletiva. Como parte da experiência, os visitantes também poderão acessar um totem interativo com vídeos de depoimentos e mapas das linhas férreas em diferentes períodos da história da ferrovia.
A curadoria é assinada por Cinara Isolde Koch Lewinski com apoio de Vivian Vaz da Silva e Lara da Silva Vieira. A iniciativa conta ainda com a coordenação do responsável pelo Museu do Trem, Michel Quevedo, da Secretária de Cultura e Relações Internacionais, Lionella Goulart, e do Prefeito de São Leopoldo, Heliomar Athaydes Franco.
Semana Nacional de Museus
O tema da 23ª Semana Nacional de Museus deste ano é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, um convite à reflexão sobre o papel dos museus em contextos de mudança social, cultural e tecnológica.
Realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, a Semana Nacional de Museus mobiliza museus, centros culturais e espaços de memória em todas as regiões do Brasil. Desde sua primeira edição, em 2003, a iniciativa tem apresentado crescimento contínuo em número de participantes, eventos e público. A Semana também representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a imagem dos museus diante da administração pública e da iniciativa privada, incentivando novos projetos e atividades ao longo do ano. Além disso, reforça a importância dessas instituições como agentes de transformação e preservação da memória coletiva.
Texto: Patrian Matheus Gomes - Estagiário de Comunicação
Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299
Foto: Divulgação Secult
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0