Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo participa de reunião sobre gripe aviária  

21/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Morgana Saez

O secretário Municipal de Proteção Animal, Claudio Giacomini, representando o prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, participou de uma reunião sobre a gripe aviária em Montenegro, na segunda-feira (19). O encontro abordou o decreto 58.169/2025, que declara estado de emergência em saúde animal para o controle de focos de influenza aviária de alta patogenicidade em municípios próximos do foco, incluindo São Leopoldo. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (17), tem validade de 60 dias.

A reunião, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Montenegro, foi conduzida pelo secretário adjunto da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, e pela diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares. Eles atualizaram e alinharam as ações com os representantes municipais que estão dentro do raio de dez quilômetros dos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), conhecida como gripe aviária, em Montenegro e Sapucaia do Sul.

Durante a reunião, foi esclarecido como o Serviço Veterinário Oficial do RS está atuando e solicitado aos participantes que fiquem atentos às suspeitas da doença, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, que devem ser notificadas imediatamente à Seapi, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

O estado de emergência é válido nos municípios de São Leopoldo, Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão. Nesse caso, a área de emergência (que inclui a totalidade dos municípios) não corresponde à área de interdição, que se resume aos dez quilômetros a partir da coordenada do foco.

Sobre a gripe aviária

A influenza aviária ou gripe aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também pela água ou pelos materiais contaminados.

Texto e foto: Jornalista Morgana Saez - MTb. 6.128
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas