Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rede Municipal de São Leopoldo oferece prótese ocular

05/06/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato

Há uma década, Eduardo Schultz, 46 anos, perdeu o globo ocular esquerdo por conta de um acidente de trabalho. Desde então, peregrinou por clínicas particulares em busca de uma prótese. Gastou tempo e dinheiro, mas não encontrou uma solução adequada a sua necessidade. ¿Trabalho na área de construção e isso dificulta minha rotina¿, salientou. No início desse ano, Eduardo procurou uma unidade básica de saúde (UBS) para ajustar a antiga prótese que lhe incomodava. Para sua surpresa, em meados de abril foi chamado para fazer uma inteiramente nova, que foi entregue nesta quinta-feira, dia 5. ¿Não vou mais precisar de óculos escuros¿, celebrou.

A transformação foi possível pelas mãos do dentista Vilnei Dias e da protética Valeska Varela, a dupla responsável pela confecção, ajuste e colocação da prótese realizada no consultório da UBS Centro do Idoso.

Feito com resina acrílica e flex (a base de silicone), mesmo material utilizado na peça dentária, a prótese é confeccionada com forma, tamanho e cor personalizada, respeitando a fisionomia de cada usuário. 

 

Autoestima e saúde


Apesar da importância na aparência e na autoestima, a peça não tem somente função estética. ¿A prótese impede que ocorra uma atrofia na região e impede que a pálpebra caia. Além disso, permite que as lágrimas, que têm a função de limpeza, percorram a região¿, ressaltou Vilnei. Ele também explicou por que o trabalho final é realizado por cirurgião dentista após a consulta com oftalmologistas. ¿Existe uma especialidade na área odontológica que é a prótese bucomaxilofacial. O dentista estuda anatomia da cabeça e do pescoço em profundidade, por isso é possível fazer próteses de olhos. O material de moldagem e o insumos são os mesmos das próteses dentárias¿, informou.

Nesse ano, somente três próteses foram colocadas. A secretária da Saúde Kelbe Gonçalves entende que a pandemia e a enchente atrapalharam a procura e a divulgação do serviço. ¿Temos uma estimativa de que mais de 200 pessoas precisem de prótese e não sabem sobre a disponibilidade da iniciativa em São Leopoldo. Somos uma das poucas cidades que oferecem esse trabalho¿, frisou.
 


Como procurar o serviço


O primeiro passo é ir numa unidade básica de saúde (UBS) consultar com um clínico geral, que encaminhará para um oftalmologista, que colocará o pedido no sistema municipal. A partir disso, o setor de Regulação da Prefeitura entra em contato com o especialista e avisa o paciente. A colocação e os ajustes ocorrem na UBS Centro do Idoso pelas mãos do dentista Vilnei Dias, servidor concursado desde 2006, e da auxiliar de saúde bucal Etienne Padilha Leão. O processo final de molde, ajuste e colocação é realizado em apenas duas semanas. A peça é montada em laboratório pela protética Valeska Varela. Um profissional de oftalmologia faz o encaminhamento e a revisão final. Existem dois tipos de prótese: a que ocupa totalmente a cavidade ocular e a chamada escleral, um pouco mais fina que se encaixa sobre o globo ocular. ¿Depois que a prótese é colocada, é necessária uma nova consulta para verificação. Tudo é feito sob medida para cada paciente. No total, serão quatro consultas ou até menos, dependendo do caso¿, explicou Valeska.




Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042


 

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo


 



 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas