Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cine-debate sobre o consumo exagerado reúne estudantes na Semana do Meio Ambiente

06/06/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro Selistre

Jovens do Ensino Médio da Escola Estadual Polisinos e do Colégio São José participaram da sessão de cinema ambiental, realizada pelo Centro Permanente de Educação Ambiental (Cepea) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), na tarde desta sexta-feira, 6 de junho, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que encerrará na próxima segunda-feira, 9.

Após a apresentação do documentário ¿A história das coisas¿, que aborda o consumo exagerado de bens materiais e o impacto desta prática para o meio ambiente, os estudantes participaram de um debate com a equipe do Cepea e o coordenador técnico do Observatório de Mudanças Climáticas, da Semmam, o engenheiro Everson Gardel Melo.

As turmas de primeiro, segundo e terceiros anos fizeram diversas questões e considerações, entre elas sobre o comportamento da população mundial, a necessidade da preservação ambiental, meios para que haja um controle sobre a consumo desenfreado, a redução da emissão de gás carbônico e da poluição. Eles fizeram perguntas sobre a responsabilização das empresas, as ações do poder público municipal e falaram sobre iniciativas que conhecem de projetos nas suas escolas, além de destacarem a importância da educação ambiental com foco para as crianças e o acesso à informação como formas de incentivar e criar ações mais sustentáveis. As professoras que acompanharam os estudantes também fizeram suas contribuições.

¿Eu achei realmente de extrema importância, por conversar isto com pessoas que sabem e entendem do assunto e podem nos fornecer um auxílio maior, uma segurança maior. Foi muito legal, foi uma experiência ótima¿, destacou a estudante do 2º ano da Escola Polisinos, Vitória da Silva, 16 anos. As turmas de 2º e 3º do Polisinos foram acompanhadas pela supervisora da escola, Phoebe Serafim, e a professora-mestre, Ana Caroline Lopes da Cruz.

A estudante Mariana Klauck, 18 anos, do 3º ano do Colégio São José, também aprovou o evento e as trocas com os participantes e avaliou a importância de valorizar o que temos no nosso país.

A professora de Biologia do CSJ Vanesca Souto Severo, parabenizou os organizadores da atividade e o interesse dos estudantes da escola que participaram fora do seu horário de aula. ¿Este tipo de oportunidade é fundamental para desenvolver a cidadania e o pensamento crítico dos estudantes. Abrir um espaço como a Câmara de Vereadores é importante pois aproxima o público aos locais das grandes decisões. E é fantástico os jovens terem um lugar de fala¿, frisou.

Os técnicos da Semmam falaram sobre as legislações, a participação social, a iniciativa do município com o IPTU Verde, entre outros dados relacionados às mudanças climáticas e questões ambientais. Para Everson Gardel este momento foi muito importante para poder ouvir o que os jovens estão pensando.

 

Texto: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299
Foto: Pedro Selistre/ PMSL
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo 
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas