Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeito prestigia inauguração do auditório Papa Francisco e lançamento do Masterplan da Unisinos

10/06/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreu no campus da Unisinos, em São Leopoldo, a inauguração do auditório Papa Francisco e o lançamento do Masterplan da Universidade, projeto de modernização e otimização para desenvolvimento do ecossistema da instituição. Estiveram presentes no evento o prefeito Heliomar Franco, a vice-prefeita Regina Caetano, e representantes da gestão municipal.

O espaço inaugurado se trata do antigo Auditório Central da Unisinos, que passou por um processo de revitalização e recebeu um novo nome: ¿Auditório Papa Francisco¿, em homenagem ao primeiro pontífice jesuíta. O local foi construído em 1975 e, ao longo desse tempo, sediou diversos eventos, entre eles a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao poeta Mario Quintana.

Após uma breve apresentação sobre a história da Universidade, desde sua fundação há 55 anos, até seu modelo atual, foi apresentado ao público o projeto de modernização e otimização para desenvolvimento do ecossistema da instituição - Masterplan da Unisinos. A visão do novo modelo está focada em conexões, interligando a Universidade com a comunidade e o local onde está inserida, indo além de apenas um espaço de sala de aula.

A Unisinos prevê, através do projeto que está em andamento, modernizar e otimizar os seus câmpus, melhorar o convívio nesses espaços e reconfigurar o zoneamento de suas áreas, destinando locais para empreendimentos imobiliários, de esporte e bem-estar, e também na área da saúde. Cerca de 10 hectares da instituição estão previstos para serem destinados a um complexo de saúde. A expectativa é que, em 2027, inicie a construção desses empreendimentos. Nesse momento, a universidade se mostrou aberta para receber propostas e incentivou os presentes a participarem desse novo modelo.

Durante sua fala, o prefeito Heliomar Franco relembrou a visita que fez a Florianópolis na semana passada, acompanhado do reitor da Universidade. ¿Nessa viagem tive uma aula muito proveitosa sobre ecossistemas, inovação e integração entre pessoas e instituições. Uma nova vivência e maneira de enxergar as cidades¿, declarou. Conforme relembrou, uma visão muito semelhante com a que foi proposta em sua campanha e, conforme confirmado nas urnas, apoiada pela população de São Leopoldo. ¿Nós estamos vivendo um momento extraordinário, uma oportunidade única para desenvolver nossa cidade. Temos o poder público e a universidade engajados, agora precisamos dos empreendedores¿, enfatizou.  

O reitor da Universidade, Pe. Sérgio Mariucci, agradeceu a presença do prefeito e relembrou o difícil período vivido pela comunidade em junho no ano passado, por conta da enchente. Mariucci também citou os atos e palavras do Papa Francisco, principalmente seu compromisso com a paz e destacou a missão da instituição em promovê-la. ¿Pensar no futuro das próximas gerações é nossa responsabilidade. Pensar no lugar da universidade no desenvolvimento sustentável do país é também uma forma de contribuirmos para que haja uma expectativa de paz¿, declarou.

Após as falas das autoridades, os convidados foram conduzidos para a parte externa do auditório, onde o quadro com o rosto do Papa Francisco foi exposto - a obra foi pintada durante a cerimônia pelo artista Feu Cardoso - e o padre Felipe realizou um momento de oração pelo espaço e pelas pessoas que trabalharam em sua revitalização. A Universidade também fará o plantio de ipês brancos, em homenagem ao pontífice morto.

Texto: Eduarda Toledo - Jornalista 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas