Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Escolas de São Leopoldo terão oficinas de canto coral

10/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Ângela D

A partir de agosto, estudantes de quatro escolas municipais de São Leopoldo terão oficinas semanais de canto coral. As aulas fazem parte do projeto "Canto Coral nas Escolas: Inclusão e Transformação", proposto pela Presto Produções, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed). A iniciativa irá beneficiar cerca de 120 crianças e adolescentes.

Ao longo desta semana, está sendo realizada a divulgação nas instituições contempladas: EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tancredo Neves, EMEF General Mário Fonseca, EMEF João Goulart e EMEF São João Batista. Os estudantes que se interessarem serão orientados para realizar a inscrição.

"Houve muita aceitação, muitas vozes boas. No final, quando perguntava quem gostaria de participar, quase todos levantavam as mãos", compartilhou Angela Dillenburg, que fará a regência dos corais com o auxílio da pianista Sara Ramos.

As oficinas irão ocorrer no contraturno escolar e estão programadas para iniciar no dia 04 de agosto, todas as segundas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, nas dependências da escola e conforme horário estabelecido para cada local. Estão programadas 30 vagas por instituição, para estudantes de 8 a 12 anos. As aulas serão fixas até o final do semestre.

Uma apresentação dos corais no Festival Estudantil de Artes em novembro já está em planejamento. Além de um encerramento em dezembro, com todos os grupos cantando juntos.

Capacitação para educadores

Paralelo às oficinas de coral, a Presto Produções também está oferecendo aulas de regência, técnica vocal e teoria musical para educadores da rede pública, com o objetivo de incentivar a formação de corais em suas escolas. No município de São Leopoldo, seis pessoas já estão inscritas. As aulas ocorrem na sede da Presto todas as terças-feiras, das 18h às 21h.

O primeiro encontro, realizado no dia 8 de julho, reuniu cerca de 13 pessoas. "Estamos tendo a grande oportunidade de envolver professores com um objetivo comum: cantar  nas escolas, criar núcleos de música coral onde quer que atuem. Nosso primeiro encontro com os educadores demonstrou o interesse por mais conhecimento, mais segurança para aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido ou iniciar uma atividade coral", compartilhou Lúcia Passos, diretora da Presto

O projeto "Canto Coral nas Escolas: Inclusão e Transformação" conta com o apoio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Edital SEDAC 28/2024 - Cultura e Educação 2. Além de São Leopoldo, a iniciativa também irá beneficiar estudantes e professores de Novo Hamburgo, Portão, Sapucaia do Sul, Esteio, Campo Bom e Sapiranga.


Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Ângela D
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas