Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Parque do Trabalhador oferece atividades de férias para crianças e adolescentes em São Leopoldo

30/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Gustavo Pfuhl

A temporada de férias escolares ganhou um reforço especial neste mês de julho em São Leopoldo. O Parque do Trabalhador, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), está promovendo a edição especial Atividades de Férias - 2025/02, com uma programação gratuita e recreativa voltada a crianças e adolescentes de 5 a 15 anos.

As atividades estão ocorrendo, com turmas divididas por faixa etária, até 1º de agosto (sexta-feira), das 14h às 16h30. As inscrições são gratuitas e realizadas no momento da chegada da criança ao parque. A iniciativa visa estimular a socialização e oferecer momentos de lazer durante o recesso escolar.

A programação contempla diferentes dinâmicas e jogos adaptados à idade das crianças e adolescentes. "A intensão é trazer o pessoal aqui no Parque para promover atividade física, tirá-los da frente da televisão e da tela do celular e vídeo game", diz a professora Bárbara Miriã, que comanda as atividades da garotada.  

Nesta quarta-feira, crianças de 9 a 12 anos, que realizaram alongamentos e dinâmicas como o jogo Siga o Mestre, estafetas com desafios, queimada estratégica, cabo de guerra e uma caça ao tesouro com pistas físicas. Na segunda-feira, 28, crianças de 5 a 8 anos, participaram de atividades como caça ao tesouro colorido, mini futebol cooperativo, circuito de obstáculos e gincanas como corrida do saco ou corrida do ovo.

A estudante Luíza dos Santos Ferreira, 10 anos, curtiu a tarde de recesso escolar da EMEF Maria Gusmão Brito, fazendo as atividades promovidas no Parque do Trabalhador. "É muito bom e gasta energia, para não ficar preguiçoso, é muito bom brincar ao ar livre", disse a menina.

O próximo dia de atividade ocorre na sexta-feira, com atividades voltadas aos adolescentes de 13 a 15 anos. Está previsto aquecimento dinâmico e do jogo Pegue a Bandeira, além de um mini torneio relâmpago (futsal ou basquete 3x3), circuito funcional com estações de exercícios e um jogo cooperativo de vôlei com bola gigante.

Para o diretor do Parque do Trabalhador, Fernando Gomes Silveira, a ação tem um papel importante na formação das crianças e no fortalecimento da cultura local. "Eu venho da Educação Física, penso que essa fase é muito importante, ainda mais para as famílias, nessa época de férias. Eu vejo que implantando essas atividades começa a mudar um pouco a cultura leopoldense, de ter um órgão público e municipal como o Parque do Trabalhador que possa oferecer esse tempo de férias com atividades para as crianças. Espero manter isso durante os anos e fixar como uma cultura leopoldense", destacou.
A vice-prefeita e secretária da Sedettec, Regina Caetano, reforçou o apoio à iniciativa e destacou o papel do Parque como um espaço ativo da comunidade. "Queremos que o Parque do Trabalhador seja cada vez mais um lugar de encontro. É gratificante ver crianças ocupando esse espaço com alegria, desenvolvendo habilidades e construindo vínculos.", afirmou.

Texto: Júlia Siqueira - estagiária de Comunicação Digital 
Supervisão: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas