Notícias
Centro de Saúde Feitoria passa a contar com raio-X, farmácia e coleta de sangue
06/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre

Uma antiga demanda da comunidade do bairro Feitoria se tornou realidade. Foi instalado nessa quarta-feira, dia 6, uma máquina de raio-X no Centro de Saúde Feitoria (CSF). O aparelho beneficiará não somente os 33 mil moradores do bairro, mas será referência também para toda a região, reorganizando os atendimentos na cidade.
"Uma parcela expressiva da nossa população vive na região leste. A instalação do raio-X é mais uma ação para reforçar o atendimento e dar opções de qualidade num lugar próximo de sua casa, evitando assim a superlotação do Hospital Centenário", destacou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves. Até a aquisição em definitivo, o equipamento será alugado ao custo de R$ 10 mil por mês.
O prefeito Heliomar Franco vistoriou o início dos trabalhos e ressaltou que o serviço era aguardado há mais de 10 anos. "Não queremos as pessoas se deslocando desnecessariamente pela cidade. O equipamento vai beneficiar 50 mil pessoas de toda a região. Parabéns a todos que lutaram por isso. Tem raio-X na Scharlau, no hospital, agora tem no Centro de Saúde Feitoria. Isso era um compromisso que tínhamos com a comunidade". A primeira-dama Simone Dutra lembrou que esteve em março conversando com profissionais e moradores sobre a necessidade de ter o exame realizado na própria estrutura. "Naquele momento, no mês da mulher, tivemos aqui e nos foi passada essa demanda. Nos comprometemos a solucionar essa questão. Hoje estamos aqui fazendo a entrega. É uma vitória para toda a população", destacou.
Moradora há 30 anos do bairro, dona Arilde Aparecida da Silva, 59 anos, comemorou a novidade. "A gente tinha que ir para o Centro da cidade. Agora teremos um serviço completo. A questão dos remédios também melhorou". Dona Arilde se refere à outra novidade: a Farmácia Distrital, que antes abria apenas no turno da manhã, e agora terá seu funcionamento ampliado, atendendo das 8h às 17 horas. Em parceria com laboratórios, o centro passou também a fazer coleta de sangue para casos de urgência e emergência.
A diretora do CSF, Ana Paula da Rosa Moreira, frisou que as melhorias trarão conforto aos usuários. "Nós, que estamos na linha de frente, sabemos da importância e da qualificação desse atendimento. A comunidade precisa desse acolhimento".
Participaram da visita a presidente da Câmara de Vereadores Iara Cardoso e os vereadores Daniel Daudt, Alexandre Silva, Fabiano Haubert e Jaílson Nardes.
Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Pedro G. Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0