Notícias
São Leopoldo terá 300 vagas gratuitas para EJA profissionalizante voltada à indústria
07/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Banco de imagens / Freepik

Jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a Educação Básica e desejam retomar os estudos com foco na qualificação profissional têm agora uma nova oportunidade em São Leopoldo. O município foi contemplado com 300 vagas do programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego, que oferece gratuitamente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, com formação voltada para áreas de alta demanda na indústria.
As aulas serão realizadas de forma híbrida: 80% na modalidade a distância e 20% presencial, no polo EJA do Sesi e na escola do Senai em São Leopoldo. Inicialmente, os cursos ofertados são para Operador de Sistemas de TI e Eletricista Predial, áreas que apresentam alta empregabilidade.
As matrículas estão abertas de 14 de julho a 31 de agosto e devem ser feitas pelo site: https://educacao.sesirs.org.br/eja-educacao-de-jovens-e-adultos
"A chegada do Seja Pro+ a São Leopoldo representa uma chance concreta de mudança de vida para muitos jovens. Educação e qualificação andam juntas quando o objetivo é construir um futuro com mais oportunidades", falou a vice-prefeita Regina Caetano que também é secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico do município. A proposta do programa é ampliar a escolaridade e criar novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho, unindo educação e capacitação técnica para jovens que desejam transformar sua trajetória profissional.
O Seja Pro+ Trabalho e Emprego foi lançado no Rio Grande do Sul por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi), o Departamento Nacional do Sesi (DN-Sesi) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A iniciativa conta ainda com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sistema FIERGS e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS).
Texto: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo.
Compartilhe:
de
0