Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo realiza II Conferência Municipal de Políticas Públicas, Proteção e Direitos Animais

10/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Luana Cezimbra

A II Conferência Municipal de Políticas Públicas, Proteção e Direitos Animais, promovida pela Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) em parceria com o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combem), reuniu, no sábado (9), no plenário da Câmara Municipal, especialistas, representantes do poder público, profissionais da saúde, protetores independentes, ONGs e a comunidade para debater avanços e desafios nas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. O encontro resultou na apresentação de 13 moções com propostas para a proteção e defesa dos direitos dos animais, que serão compiladas e encaminhadas ao Executivo para análise e possível implementação.

A programação contou com palestras da médica veterinária Rosângela Ribeiro Gebara (SP), que abordou temas como esporotricose felina, manejo populacional de cães e gatos e cuidados com animais em situações de desastre, e do advogado animalista Rogério Rammê (RS), que falou sobre os avanços e desafios da legislação de proteção animal no Brasil.

Durante a abertura, o Combem homenageou integrantes da rede de proteção animal e voluntários que atuaram no resgate e cuidado de animais afetados pelas enchentes. Uma placa de agradecimento ficará exposta no plenário da Câmara de Vereadores. "É uma honra ter como primeira homenagem essa placa, que descreve toda a luta, envolvimento e dedicação de todos que contribuíram para salvar a vida dos animais,durante a enchente", disse a vereadora e presidente da casa, Iara Cardoso.

O secretário municipal de Proteção Animal, Cláudio Giacomini, reforçou que a atuação da pasta vai além do cumprimento da lei. "O compromisso é com a dignidade, o respeito e o amor aos animais. Eles não são objetos, muito menos bens descartáveis. São seres sencientes, capazes de sentir dor, alegria e afeto. Merecem proteção, cuidado e um lar onde sejam verdadeiramente amados", afirmou, destacando os três pilares da Sempa: adoção responsável, castração e combate aos maus-tratos.

A presidente do Combem, Fátima Dorst, definiu o momento como histórico para a causa animal, com foco na reflexão e ação coletiva. "Nosso debate se ancora no conceito de saúde única, que reconhece a interdependência entre a saúde humana, a saúde animal e o equilíbrio do meio ambiente. Cuidar dos animais é cuidar da saúde pública e da sustentabilidade do planeta", ressaltou.

A vice-prefeita Regina Caetano reconheceu o trabalho das protetoras e reiterou seu compromisso com a causa, citando ações como o Pet Day, que incentiva a adoção e conscientiza a comunidade. Já o advogado Rogério Rammê enfatizou a necessidade de políticas públicas que considerem também o papel das protetoras. "Elas fazem um trabalho que deveria ser do poder público, resgatando animais vulneráveis, fruto da domesticação e expostos a riscos e maus-tratos", observou.

Texto: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Foto: Luana Cezimbra
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas