Sempa promove espaço de adoção e 19 cães ganham novos lares
16/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Vanessa Bueno

Um novo lar para 19 cães do Canil Municipal, este foi o resultado do espaço de adoção realizada pela Secretaria Municipal de Proteção Animal de São Leopoldo em parceria com a Leroy Merlin neste sábado, 16 de agosto. A atividade ocorreu no estacionamento da loja, das 12h às 17h. Além de promover as adoções, a Sempa arrecadou 57 kg de ração. Participaram da feira, 21 cães e 2 gatos. Os cachorros adotados têm diferentes idades e características.
O secretário municipal de Proteção Animal, Claudio Giacomini, destaca a importância de promover os espaços de adoção dos animais do Canil Municipal. "O Canil é como uma prisão. Eles precisam de mais espaço para suas atividades e precisam de atenção", destacou. De acordo com Giacomini, atualmente o Canil abriga cerca de 145 animais e estes eventos de adoção têm acontecido regularmente com diferentes parceiros para que eles tenham a possibilidade de ter um novo lar. A Sempa já está organizando duas novas edições, uma será no Pet Day na Praça da Biblioteca, dia 23 de agosto, e outra na Feitoria. No evento de hoje, a Leroy Merlin concedeu um voucher de 10% para quem doou a partir de 2kg de ração.
O secretário incentiva a adoção, mas alerta sobre as responsabilidades. "As pessoas precisam ter consciência de que o animal é um novo membro da família e geram despesas com alimentação e cuidados veterinários", enfatiza.
Novos lares
Jardel Camargo, morador do bairro Campestre, adotou um filhote. Ele esteve no local com a filha Helena, de 5 anos. "Ela pedia há muito tempo", afirmou e logo Helena complementou: " pedi umas cem vezes um cachorrinho, porque queria ter um amiguinho para brincar. O nome dele é Totó", Helena contou animada segurando o animalzinho no colo. A gente não tinha animal em casa, mas sempre pensamos que quando tivéssemos um seria por adoção, pois achamos mais importante que a compra. "A comercialização de uma vida é algo estranho para mim", comentou Camargo.
A moradora do bairro Campina, Alexandra Melo também estava alegre com o Floquinho, filhote que adotou. Ela e os filhos, Isakue, 5 anos, e Maria, 12, foram até a feira após ela e o marido terem visto a notícia sobre o evento nas redes da Prefeitura e estavam muito felizes com o novo integrante da família. "Estávamos procurando um cachorrinho para fazer companhia para nossos filhos", disse Alexandra.
Adaptação
A veterinária, Thais Calvi Arend, diretora do Departamento de Veterinária da Sempa, faz algumas recomendações para a adaptação dos animais adotados:
"A adaptação leva tempo, especialmente se a família já tem outros cães ou gatos", destaca. Nesta situação a veterinária orienta os tutores, que sempre monitorem a aproximação entre eles. Neste processo ela indica que podem usar paninhos para que sintam o cheiro uns dos outros e brinquedos. "É importante promover a aproximação para que eles se conheçam, mas que seja sempre feita com a presença do tutor, para que, caso seja necessário, o tutor possa intervir", explica.
Outro aspecto que Thais Arend reforça, é que os tutores tenham paciência com o animal que está sendo adotado. Muitas vezes eles vêm de situação de abandono, maus tratos, que acarretam uma carga de traumas que precisam ser trabalhadas.
Além disto, a veterinária orienta que sejam realizadas atividades para gasto de energia dos animais, como brincadeiras e passeios frequentes, que podem tranquilizar os animais e evitar brigas e facilita a socialização entre eles.
Texto e foto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0