Notícias
São Leopoldo abre a VII Semana da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e com Altas Habilidades e Superdotação
Programação municipal tem uma série de atividades para a comunidade e segue até o dia 22 de agosto
18/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Fábio Pilger

A abertura oficial da VII Semana Municipal das Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida e com Altas Habilidades e Superdotação de São Leopoldo foi realizada na manhã desta segunda-feira, 18 de agosto, no largo da Prefeitura. "Acessar é direito, incluir é respeito!" é o tema desta edição, que ocorrerá de 18 a 22 de agosto, com diversas atividades em diferentes lugares. Autoridades participaram do ato que contou com apresentações artísticas das entidades.
O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, fez a saudação ao público presente e parabenizou os organizadores que abriram a programação com música, dança e poesia, apresentados pela Apae-SL, Associação Arte e Cultura Pela Paz Isaura Maia, Associação Vida Nova e Clube da Aprendizagem. A Associação de Pais e Amigos do Autista do Vale do Sinos (AMA-VS) apresentou o projeto Plantando o Futuro realizado pela instituição.
O prefeito Heliomar anunciou que o Executivo encaminhou para aprovação da Câmara de Vereadores a criação de uma nova lei. O projeto prevê que laudos de deficiência permanente não tenham mais prazo de validade no município, possibilitando assim que não haja necessidade de renovações do mesmo o que garante, por exemplo, o passe livre. A Prefeitura também encaminhou para a Câmara o projeto de alteração da lei do passe livre, de 2011, que agora será atualizada e menos burocrática.
Em seu pronunciamento, Heliomar Franco destacou a importância e os desafios para o trabalho com as PcDs, MR e AH/SD. "Tem que ter muito amor no coração, muito carinho pelo trabalho que faz, e principalmente pelas pessoas que estão envolvidas com isto no dia a dia. Parabenizo a todas as pessoas que fazem estas entidades funcionarem e o Poder Público tem o dever de produzir políticas públicas, manter políticas públicas e executar políticas públicas que contemplem este trabalho maravilhoso e gratificante que vocês fazem", ressaltou.
A solenidade contou com as contribuições da presidente do Comudepe, Maristel Brasil, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Simone Dutra, da vice-prefeita, Regina Caetano, do secretário de Direitos Humanos, David Santos, e da presidente da Câmara de Vereadores, vereadora, Iara Cardoso. As autoridades destacaram a importância das ações voltadas à inclusão social e o respeito às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e Altas Habilidades/ Superdotação.
Maristel Brasil pontou que a VII Semana é um momento de reflexão, conscientização e de muita ação. Ela salientou que "Acessar é um direito, mas incluir é respeito. Nós precisamos ter respeito a todas as diversidades".
A primeira-dama, Simone Dutra destacou que a gestão busca ser referência em inclusão, sendo uma cidade extremamente inclusiva, respeitando as diferenças. "Meu agradecimento especial às entidades que fazem a verdadeira transformação na vida destas pessoas tão especiais, que seja uma semana de aprendizado, conscientização, de humanização", destacou Simone Dutra.
A vice-prefeita Regina Caetano contou que conheceu as entidades com o grupo Mulheres Solidárias realizando projetos em vários destes locais. Regina Caetano destacou o empenho destas organizações para que as crianças e jovens tenham acesso à escola, a informações e a oportunidades. "É por tudo isso que nós estamos trabalhando. Que esta semana seja uma semana de conscientização a todos, que a gente possa levar esta bandeira cada vez mais forte da inclusão e realmente de que todas estas pessoas com deficiências possam ter oportunidades e que seus sonhos se realizem", afirmou.
Da mesma forma, o secretário David Santos comentou que a programação promove a reflexão sobre o trabalho das entidades, sobre o que a cidade ainda tem que melhorar, assim como é um momento para celebrar talentos. "A gestão do prefeito Heliomar tem a inclusão e a humanização como meta e temos trabalhado neste sentido. Que com esta Semana a gente possa mostrar que o respeito é o mínimo. A humanização deveria ser meta de todas as prefeituras e de todas as outras cidades", frisou.
Poesia no trabalho de inclusão
Entre as entidades que fizeram as apresentações artísticas da abertura, a Associação Arte e Cultura para Paz Isaura Maia trouxe o trabalho "Eus", releitura do poema "O Autorretrato" de Mario Quintana. Compondo o grupo que se apresentou, Brenda Rodrigues, Daniela Machado e Ruan Gabriel da Silva, falaram sobre a atividade.
A jovem Brenda Rodrigues, 22 anos, falou sobre a importância da Semana: "Para mostrar que as pessoas com deficiência também têm sentimentos", falou. Daniela Machado, 27 anos, contou o que representa a apresentação que fizeram: "Feliz, alegre, vida, amor, paixão, paz... é tudo de bom". Ruan Silva, 19 anos, comentou a importância do respeito às pessoas como elas são e de e de levar a vida do jeito que ela é.
O grupo estava acompanhado pelas coordenadoras das residências inclusivas vinculadas à Associação, Casa da Jéssica, Neuma Borba, e a coordenadora da Residência Inclusiva Clara Francisco, Silvia Siebel. Ela destacou a importância da semana como um momento de "colocar para fora a nossa voz e mostrar o que as pessoas com deficiência, MR, AH/SD fazem nas entidades".
A oficineira Maria do Carmo Canani falou sobre a importância da poesia para os residentes da entidade. "É um trabalho desafiador e encantador. Neste projeto trabalhamos com uma das coisas mais lindas da literatura e da vida que é a poesia e com pessoas que na essência são poesias", comentou. Maria Canani relatou que estão projetando escrever um livro.
As apresentações de hoje foram: a coreografia do espetáculo Coração Gaúcho, apresentado em 2024, tendo como referência a enchente, apresentada pela APAE.
A Associação Vida Nova apresentou a coreografia da música "Somos", pelo projeto Tô de Bem com a vida, tô de vento em popa.
Os estudantes do Clube da Aprendizagem, Rafael e Beatriz tocaram uma música instrumental que compuseram para a semana. Beatriz tocou o teclado e Rafael o xilofone.
Exposição de trabalhos
As entidades estão com projetos expostos no hall da entrada da Prefeitura, que ficarão no local até sexta-feira, 22, aberta para visitação das 9h às 14h.
Saiba mais sobre a programação em São Leopoldo
A programação é organizada pelo o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida e das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (Comudepe), por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu).
Confira a programação completa no site da Prefeitura. Clique aqui.
Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Fábio Pilger
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0