Notícias
São Leopoldo inaugura a nova sede do Centro POP para atendimento da população em situação de rua
Programação incluiu ainda ações culturais, de saúde, lazer e cidadania, alusiva ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
19/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Gustavo De Bem Pfuhl

São Leopoldo registrou um momento histórico para a política de atenção à população em situação de rua: a inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), localizada na Rua São Domingos, 1556, no centro da cidade. O prefeito Heliomar Franco e a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Simone Dutra, descerraram a placa com a equipe do Centro POP na tarde desta terça-feira, 19 de agosto.
O prefeito Heliomar Franco destacou que a inauguração do Centro POP é uma política pública que a Prefeitura concretizada no município. "As pessoas não querem enxergar as pessoas em situação de rua, elas são invisíveis para a maioria da população. E nós não pensamos assim, nós enxergamos as pessoas em situação de rua. E aquele jargão, que diz assim: Cada vida vale a pena é o nosso lema também, porque nós não vamos desistir das pessoas em situação de rua. Nós queremos entregar de volta a elas a dignidade de viverem em sociedade", ressaltou.
O chefe do Executivo parabenizou a secretária e a equipe do Centro POP pelo trabalho que estão realizando ouvindo e acolhendo as pessoas para garantir que tenham oportunidade de um recomeço.
A secretária Simone Dutra enfatizou a escolha da data para a inauguração, que é o Dia Nacional da Luta da População de rua, "uma data emblemática", como pontuou. Em seu pronunciamento a secretária Simone Dutra destacou a importância dos serviços do Centro POP, que está nas ruas todos os dias buscando acolhendo, salvando vidas, que muitas vezes precisam só de uma escuta, só de uma oportunidade.
"Hoje completamos 197 pessoas encaminhadas para o mercado de trabalho desde janeiro. Tudo isto se dá porque nós temos uma equipe que trabalha e os empresários que ouviram nosso apelo, e acolhem e empregam. Se hoje temos este espaço aqui é porque nós temos uma gestão que se preocupa que quer ver o melhor para a população", afirmou.
A secretária Simone ressaltou que o trabalho do Centro POP vai além do acolhimento, sendo um espaço de renovação, de transformação, de mudança, de socialização e profissionalização. Ela elencou os principais serviços como o acolhimento, a obtenção de documentos, encaminhamento para o mercado de trabalho, impressão de currículo, oficinas e capacitações.
A coordenadora do Centro POP, Caroline Timm, falou sobre a alegria da equipe em ter uma sede nova, pois o trabalho foi realizado provisoriamente na SAS, após a antiga sede ter sido atingida pela enchente, o que inviabilizou seu uso. "No Dia Nacional da Luta da População de rua, isto representa um recomeço para todos nós", falou.
A presidente da Câmara, vereadora Iara Cardoso, que também saudou a população pela conquista. O evento foi acompanhado por diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita, Regina Caetano, representantes de entidades, vereadores, entre outras pessoas.
Acolhimento e atividades
A inauguração foi realizada dentro de uma programação especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Ao longo do dia, foram promovidas apresentações culturais, atividades esportivas e de lazer e exibição de filme. Entre os principais atendimentos foram realizados os encaminhamentos para vagas de trabalho, corte de cabelo, vacinação, testes rápidos e orientações em saúde.
Outro momento importante foi a Assembleia Geral com participação da população em situação de rua. A secretária Simone Dutra também anunciou a retomada do projeto Seu Pet é POP, com apoio da Secretaria de Proteção Animal (Sempa) para dar atenção veterinária e cuidados para os animais de estimação desta população, reconhecendo o vínculo afetivo que muitas vezes é a única rede de apoio desses cidadãos.
As atividades tiveram início com a abertura do espaço para acolhimento, às 8h, e em seguida foi servido um café da manhã coletivo. As atividades foram organizadas com a parceria de várias secretarias municipais: a SAS, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Cultura e Relações Internacionais, Secretaria de Saúde, Secretaria de Políticas para Mulheres e o FGTAS/Sine.
Novos recomeços
Entre as pessoas que prestigiaram a inauguração da nova sede estavam Luciano Barros, 43 anos, e Elvis Soares, 46. Eles falaram sobre a importância que o Centro POP teve nas suas vidas. "Conheci o Centro POP este ano e comecei a ser acompanhado aqui. Nós lutamos pelo Centro POP, pois é um órgão que auxilia no acesso à documentação, à moradia, à justiça. Este lugar é ótimo. Me ajudou a sair das ruas", comentou Elvis, que conseguiu acessar o aluguel social.
Da mesma forma, Luciano Barros, enfatizou a importância deste espaço para comunidade:
"Hoje tenho uma casa com o aluguel social graças a ajuda do Centro POP. Hoje tenho a liberdade de ter uma casa e colocar a cabeça em um travesseiro. É muito triste deitar em um papelão e ter medo da chuva, dormir embaixo de uma marquise, perder seus pertences".
Barros fez a contextualização da criação do dia Nacional, que foi criada em referência à chacina na Praça da Sé no ano de 2024, em São Paulo, quando 15 pessoas em situação de rua foram atacadas enquanto dormiam e 7 pessoas morreram. "Muita gente era espancada, era tirado tudo que tinham, então lutavam por um restaurante popular, pelo Centro POP... e hoje toda a luta vale a pena. Sou diferente de você? Não! Sou igual a você, um ser humano.", frisou.
Uma porta para recomeços
Vinculado à SAS, o Centro POP atua com duas frentes principais: o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). O trabalho vai além do atendimento emergencial: envolve busca ativa, escuta qualificada, encaminhamentos e acompanhamento psicossocial, articulando toda a rede de assistência e outros serviços públicos para que as pessoas possam reconstruir suas vidas.
Entre janeiro e maio de 2025, o Centro POP contabilizou 2.287 atendimentos. Graças à atuação constante da equipe, 85 pessoas conseguiram superar a situação de rua. O SEAS também intensificou seu trabalho, realizando 522 abordagens, ampliando a equipe e iniciando plantões noturnos, aos fins de semana e feriados. Além disso, 170 pessoas passaram pela República, que oferece pernoites e estadias curtas para quem precisa.
Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Gustavo De Bem Pfuhl
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0