Notícias
Prefeito Heliomar assina ordem de início para as obras do PAC Steigleder
19/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre

O primeiro passo para as obras do PAC Steigleder foi dado nesta terça-feira, dia 19 de agosto, com a assinatura da ordem de início para obras de infraestrutura e moradia. O investimento total, somado com as obras de drenagem, irá superar os R$ 200 milhões, beneficiando 3.500 famílias da região Nordeste do município. "É um dia histórico para a nossa cidade. Parabenizo nossas equipes e a comissão que se empenhou com inteligência e dedicação nesse projeto pioneiro. Será um dos maiores investimentos do Estado e do Brasil na área de infraestrutura e habitação", ressaltou o prefeito Heliomar Franco.
O secretário da Habitação Rodrigo Bach salientou que esse momento se tornou possível por meio do diálogo. "Todas as partes foram e continuarão sendo ouvidas. Realizamos ajustes para que pudéssemos estar aqui hoje. Fizemos em tempo recorde e somos referência dentro do Programa Periferia Viva". O ato contou com a presença do secretário Geral de Governo Leonardo Klaus e de representantes dos moradores e da empresa CDES, que presta a assessoria técnica do projeto.
O PAC Steigleder começa no dia 28 de agosto com a instalação de um Posto Territorial para escuta da comunidade, que atenderá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região Nordeste. O local será um escritório do Periferia Viva, programa inserido no projeto de obras da Steigleder, e servirá como Posto Territorial provisório, permitindo que a população participe da elaboração das ações em sua comunidade. A inauguração do espaço marcará o início da etapa executiva do projeto, que terá um investimento de R$138 milhões, via Governo Federal. Um ato está programado para ocorrer no dia, com a presença do prefeito Heliomar Franco e representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Secretaria Municipal de Habitação (Semhab).
A instalação do Posto Territorial está prevista no plano do Ministério das Cidades e será executada em parceria com a Semhab. "Queremos trabalhar em conjunto com os moradores. Ouvi-los é essencial para que as obras, de fato, supram as carências dessas famílias e sejam úteis à realidade da comunidade", declara o secretário de Habitação, Rodrigo Bach. No ato de inauguração, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também está programando realizar a entrega de cestas básicas aos moradores.
Sobre o projeto
O PAC Steigleder irá beneficiar cerca 3.500 famílias da região nordeste da cidade. Entre as obras previstas, está a construção de um conjunto de estruturas para evitar os históricos alagamentos naquela zona: vala de drenagem, bacia de amortecimento e casa de bombas.
A comunidade também será contemplada com novas Unidades Básicas de Saúde, pavimentação de ruas, praças e escolas, além de empreendimentos habitacionais: um com 241 unidades do Minha Casa Minha Vida e outro com recursos PAC entidades, que receberá 96 unidades.
Texto: Romeu Finato - Jornalista MTb. 12.042
Foto: Pedro G. Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0