Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Estado e Prefeitura de São Leopoldo inauguram Centro de Referência com a presença do MV Bill

20/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Fábio Pilger

O rapper e ativista MV Bill participou, nesta quarta-feira (20), do lançamento oficial do Centro de Referência para a Juventude - Reconstrução (CRJ) em São Leopoldo. A unidade funcionará na Associação de Moradores da Vila Brás e integra o Plano Rio Grande, iniciativa do Governo do Estado que busca apoiar adolescentes e jovens de territórios atingidos pelas enchentes de 2024. A inciativa que tem o apoio da secretaria de Assistência Social de São Leopoldo vai beneficiar 1000 jovens, podendo aumentar esse número. "Esses jovens irão receber auxílio de R$ 150 por mês, alimentação e transporte para auxiliar na capacitação e inserir eles no mercado de trabalho. É mais uma iniciativa que traz oportunidade e esperança", disse a secretária de Assistência do município, Simone Dutra.

O anúncio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Belchior Marques Goulart, na Vila Brás, durante o Festival da Juventude Reconstrução, evento gratuito e aberto ao público que reuniu jovens e a comunidade local. Em sua fala, MV Bill destacou a importância do engajamento da juventude. "Esse centro de juventude, só terá importância se tiver a participação de vocês (...). A gente que nasce na periferia, em uma área mais pobre, parece que a gente só tem poucas opções: ser manicure, cabeleireira, pedreiro, faxineira - profissões que tem muita dignidade - mas queremos aumentar as possibilidades de vocês serem o que sonharem", afirmou.

O CRJ vai oferecer cursos profissionalizantes com certificado, oficinas culturais de música, dança e fotografia, além de atividades esportivas como futebol, jiu-jitsu e boxe. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/incricoescrj

Segundo Junior Torres, presidente da CUFA/RS, está em andamento uma pesquisa junto à comunidade para definir os cursos mais demandados. "A ideia é que os Centros reflitam os interesses da juventude, atendendo suas próprias demandas", explicou.

O prefeito Heliomar Franco ressaltou a iniciativa como uma oportunidade de transformação. "Eu cresci sabendo que a gente só se desenvolve se tiver duas coisas: informação e oportunidade. E hoje as duas coisas estão aqui, através do governo do RS, Prefeitura e CUFA, uma parceria que vai trazer para vocês oportunidade de aprender, de crescer, de melhorar de vida", disse.

Representando o Governo do RS, o diretor do Departamento de Políticas Públicas para Juventude da SEDES, Anderson Pavin Neto, reforçou que o objetivo é ampliar o acesso da juventude a oportunidades de formação. "É uma forma de investir nos jovens para a reconstrução do nosso Estado", afirmou.


Os Centros de Referência para a Juventude são operacionalizados pela Central Única das Favelas (CUFA/RS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES/RS). Em São Leopoldo, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal e deve beneficiar cerca de mil jovens. No Estado, outras unidades funcionarão em Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre e Santa Maria, com previsão de atendimento para mais de 7 mil jovens por ano.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas