Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

"Comecei a viver realmente": Viver Bem transforma rotina de idosos em São Leopoldo

21/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro G. Selistre

O Projeto Viver Bem em São Leopoldo tem estimulado milhares de idosos à prática de atividades físicas e contribuído para romper com o isolamento que enfrentam nessa fase da vida. Em 2025, o projeto foi ampliado com a criação de oito novos núcleos e três novas modalidades, chegando a 2 mil inscritos.

A iniciativa está presente em todas as regiões da cidade, em 11 bairros diferentes. As atividades envolvem práticas esportivas, recreativas, culturais e de saúde. Somente o núcleo do Ginásio Celso Morbach atende semanalmente 600 idosos, inscritos em diferentes modalidades. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

Elizabeth da Silva Pereira, 68, participa do Viver Bem há dois anos e, através das aulas de dança, venceu a depressão. "Fiquei sozinha e o médico me recomendou começar um exercício para não ir 'pro fundo do poço'. Ele tinha razão! Depois que entrei pro projeto comecei a viver realmente", relata. A prática da atividade, somada à rede de amigos que construiu no projeto, fez Elizabeth evoluir no tratamento. "Os remédios que eu usava para depressão, o médico tirou tudo", comemora.

Os participantes são unânimes em destacar o quanto o projeto os ajudou na socialização. Solange Maria Chaves, 83, mora sozinha e participa da iniciativa há cerca de cinco anos. "Gosto tanto que me mudei de casa para ficar mais perto do ginásio", compartilha. A irmã, Cilene Chaves do Amaral, 82, sua parceira de aula, confirma o fato. "A pessoa idosa não pode ficar só dentro de casa sentada, por isso gostamos tanto daqui, porque podemos nos mexer com companhia", disse.

Expansão do projeto

Em julho deste ano foi sancionada a Lei nº 10.319/2025, que institui o Viver Bem como uma política pública permanente da cidade. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), envolvida na parte executiva do projeto, afirma que mais avanços estão sendo projetados. Segundo o secretário Everton Vanoni, até o segundo semestre de 2026 mais quatro modalidades devem ser incluídas. "Começamos o ano com três, chegamos a seis, mas queremos investir ainda mais", declara.

Formado em Educação Física, o gestor explica o quanto a prática esportiva interfere diretamente na qualidade de vida dessa população. "Ela minimiza problemas futuros e pode até diminuir as chances de certas doenças serem desenvolvidas. Por isso, estamos trabalhando para atender ainda mais idosos na nossa cidade, não só a nível físico, mas emocional também", afirma.

Novas vivências através do esporte

A atividade física é o motivo de muitos irem até o projeto, mas o ambiente de convivência é o que os faz permanecer porque, além das aulas, a Semel também organiza passeios e mobiliza os alunos para participarem de torneios em outras cidades. As ações oportunizam novas vivências e a criação de vínculos entre as turmas.

Este ano, o grupo já participou de atividades em Gramado, Santa Maria do Erval e Dois Irmãos, e já está com o próximo passeio agendado para o dia 10 de setembro, na 21ª Festa do Moranguinho.

"Antes eu não ia a lugar nenhum, foi só depois que entrei pro Viver Bem que comecei a passear", relatou Elizabeth.

Também em setembro, no dia 30, o grupo participará da Mostra de Talentos do Programa Pró-Maior, na Unisinos. No evento, as turmas de dança irão apresentar diferentes coreografias e um dos núcleos do projeto também está ensaiando um número com gaita.

Projeto Viver Bem

As aulas do projeto são gratuitas e ocorrem em diferentes dias e horários, a depender do núcleo. Para participar, é necessário ter mais de cinquenta anos e possuir atestado médico que libere a prática de exercícios. As inscrições podem ser feitas de forma online, através do link disponível no Instagram da Semel (@semelsaoleo) ou de forma presencial, no Ginásio Celso Morbach (Av. Dom João Becker, 313 - Sala 1 - Centro). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Entre as modalidades disponíveis, estão dança, pilates, basquete reloginho e câmbio.

Texto:   Jornalista Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro G. Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas