Notícias
Primeiras 183 famílias são beneficiadas pelo Compra Assistida em São Leopoldo
21/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Douglas Dalua

A Prefeitura Municipal de São Leopoldo recebeu a primeira leva de beneficiários do programa habitacional Compra Assistida. Ao todo, 183 famílias já tiveram seus laudos validados pelo Governo Federal e estão aptas a usufruir do benefício. Na primeira semana de setembro, ocorrerá um mutirão com a Caixa Econômica Federal para orientações sobre os próximos passos. "Só quem viveu a tragédia do ano passado sabe o que esse momento significa, trabalhamos muito para agilizar tudo nesses primeiros 7 meses de governo", disse o prefeito Heliomar Franco.
A primeira-dama do município e secretária de assistência social, Simone Dutra afirma que a sua pasta trabalha em conjunto com a Habitação para a reconstrução da cidade. "Um trabalho conjunto onde o que mais importa é de fato entregar para as pessoas um recomeço digno", disse ela.
O programa permite às famílias atingidas pela enchente de 2024 a compra de imóveis de até R$ 200 mil em São Leopoldo ou em qualquer outro município do Rio Grande do Sul. Os contemplados serão comunicados pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) e já podem realizar a busca ativa das residências. "É importante salientar que, além de estar dentro do valor estipulado, o imóvel precisa estar cadastrado no site da Caixa", orienta o secretário da pasta, Rodrigo Bach.
O gestor também explica como se dará o processo de compra: "A família sinaliza o imóvel que deseja comprar, a Caixa confere se a casa está apta e, sendo aprovada, o processo de compra é todo realizado pela instituição, que trata diretamente com o vendedor".
Nos próximos dias será divulgada a data da reunião que a Caixa realizará com os primeiros beneficiados do programa. O encontro servirá para orientar as famílias e tirar dúvidas que possam surgir sobre o processo de compra.
Ao todo, a Semhab encaminhou 2.479 laudos à Defesa Civil Nacional (DCN) de residências classificadas como destruídas ou interditadas definitivamente no município. Destes, 2.296 ainda aguardam o aval do Governo Federal. Além da avaliação da DNC, os cadastros também são submetidos a consulta no Dataprev para validar os critérios de elegibilidade no programa.
Texto: Jornalista Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Jornalista Laura Píffero - MTB 15683
Foto: Douglas Dalua
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0