Notícias
São Leopoldo realiza reunião com os primeiros 183 beneficiários do Compra Assistida
04/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

A Caixa Econômica Federal, com o apoio da Prefeitura de São Leopoldo, realizou a primeira reunião com os beneficiários do Compra Assistida no município. O encontro ocorreu no Teatro Municipal, nesta quinta-feira, 4 de setembro, e teve como objetivo esclarecer as dúvidas sobre o auxílio para as 183 famílias.
O superintendente da Superintendência de Habitação da Caixa, Ricardo Darós, foi o responsável por explicar todas as etapas do Minha Casa Minha Vida - Reconstrução, programa em que o Compra Assistida está inserido. O gestor orientou que os beneficiários têm 60 dias para realizar a busca ativa do imóvel e apresentá-lo à Caixa. "É necessário que o vendedor cadastre a propriedade em nosso site e que cumpra os requisitos do programa: valor de venda de até R$200 mil e estar em uma área do estado do Rio Grande do Sul que não foi impactada ", explicou.
A família contemplada não terá nenhum custo com a documentação do imóvel no cartório. Todo o processo será pago pela Caixa Econômica, sem descontar do valor disponível para compra. "A pessoa não pode ter nenhum custo durante o processo. Por isso, não é permitido cobrir a oferta de uma residência que custe mais de R$200 mil com renda própria, e o local escolhido precisa ser isento de ITBI", esclareceu Darós.
Desde março deste ano, com a sanção da Lei Municipal Nº 10.250, todas as unidades habitacionais integrantes do programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução em São Leopoldo estão isentas do Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI).
"As pessoas sempre nos procuram com muitas dúvidas do que fazer para acessar o programa e quais são os passos a serem dados. Hoje foi um dia para esclarecer questionamentos sobre devolução de terreno, onde comprar o imóvel e quem está credenciado para realizar o processo. Teremos a próxima reunião em breve, com a divulgação da lista com mais beneficiários", declarou o secretário de Habitação, Rodrigo Bach.
Residências passarão por avaliação
As propriedades cadastradas no site da Caixa passam por análise de documentação e avaliação de um engenheiro. Se forem aprovadas, o beneficiário que registrou interesse será avisado, e o banco entrará em contato com os vendedores para formalização do contrato de transferência de propriedade.
Segundo Darós, em todo o estado, já existem 12 mil beneficiários do Compra Assistida, destes, 80% já indicaram um imóvel e 5.700 já assinaram os contratos de venda. "Quem quiser utilizar o benefício, vai conseguir comprar a sua casa. Claro, há o desafio de encontrar um local dentro das características que tu procura, mas os números mostram que é possível", declarou.
"Queria dividir toda essa felicidade com meu esposo"
Vilma Terezinha da Silva, 67 anos, morava no bairro Rio dos Sinos quando as águas atingiram sua casa. Junto com o marido, foi levada para um abrigo em Campo Bom e, quando retornou à cidade, precisou morar na casa do sogro, onde está até hoje.
"Perdemos tudo, a casa também. Fiquei super feliz quando recebi a notícia. Foi uma amiga que viu meu nome na lista", conta a moradora. Em 8 de julho, Vilma perdeu seu companheiro de vida, o marido faleceu após um infarto. "Na hora que eu ganhei, a vontade que eu tinha era contar para ele, dividir essa felicidade com ele, mas continuo sendo grata porque vejo o cuidado de Deus comigo", relata.
Minha Casa Minha Vida - Reconstrução
A modalidade Reconstrução do Programa Minha Casa Minha Vida foi criada para agilizar a compra de imóveis prontos, novos ou usados, às famílias que tiveram sua casa destruída ou interditada definitivamente pela calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado.
A lista completa dos beneficiados em São Leopoldo e as regras de condição para escolha de uma residência, podem ser acessadas CLICANDO AQUI.
Texto: Eduarda Toledo - Jornalista MTb.21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0