Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

IFSul dá a largada na obra do campus São Leopoldo

11/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

Prefeito recebeu Comissão de Implantação da unidade no município e garantiu realização de curso para formação de mulheres em vulnerabilidade social para outubro

O prefeito Heliomar Franco recebeu hoje a Comissão de Implantação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) em São Leopoldo. A visita ao gabinete marca o início das obras e a reforma da área do 15º campus da instituição no Estado, localizado no antigo Centro de Eventos (Ceven) do Município. Nessa fase, serão investidos R$ 2,5 milhões de um total de R$ 25 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A meta é começar as atividades entre fevereiro e março de 2026, voltadas a dois eixos de formação: Metalmecânica e Informações e Comunicações.
Em paralelo, nesse momento a Comissão trabalha na definição dos cursos com a ajuda da comunidade. Com 150 mil estudantes em todo o Estado, o IFSul oferecerá inicialmente Ensino Médio em São Leopoldo, com a possibilidade, em médio prazo, de estender à graduação.  A ideia é beneficiar 1.140 alunos com educação científica e tecnológica de formação integral e gratuita.  

O campus, com área total de 40 mil m2 e construída de 7 mil m2, onde já eram desenvolvidas atividades de ensino do IFSul em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será remodelado. A primeira etapa da reforma prevê a adaptação do layout, a recuperação do ginásio de esportes e do piso de madeira, mezaninos, salas de aula e Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Essa fase também contempla toda a parte de acessibilidade, com a instalação de elevadores para cadeirantes, escadas com inclinação acentuada e banheiros adaptados.

Na segunda parte, a obra será voltada à parte externa. "Temos uma bandeira que é a Educação e é com alegria que estamos vindo para cá fazer parte da comunidade e ser parceiros de São Leopoldo", definiu o reitor do IFSul, Carlos Correa, após receber as boas-vindas do prefeito, que ressaltou a importância do ensino profissionalizante. "Precisamos aperfeiçoar nossa mão-de-obra para atender a indústria e as grandes empresas locais que exigem formação técnica", destacou Heliomar Franco. "Precisamos garantir a qualificação dos nossos jovens e a manutenção dessas vagas".

MULHERES MIL - durante a visita, o presidente da Comissão e futuro diretor do IFSul local, Richard Martins, apresentou ao prefeito o programa de educação profissional Mulheres Mil, que visa promover a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ideia é ofertar a formação gratuita para 30 moradoras da cidade, no curso de cuidadora de idosos. Com 160 horas e bolsa, as aulas devem se iniciar em outubro e finalizar em dezembro, ampliando o acesso à educação, ao emprego e à geração de renda às participantes. A realização, que dependia de local e infraestrutura temporária, será viabilizada pela Administração, por meio de parceria com a Secretaria de Assistência Social.  

Texto: Jornalista Magali Schmitt | MTb. 9.159
Fotos: Pedro Tesch/Prefeitura de São Leopoldo
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas