Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo realiza 1º Seminário da Defesa Civil para fortalecer cultura de prevenção

11/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

A Defesa Civil de São Leopoldo realizou, nesta quinta-feira (11), seu 1º Seminário, intitulado Experiências, Resiliência e Voluntariado. O evento ocorreu no Teatro Municipal e reuniu funcionários municipais, voluntários cadastrados e convidados, com foco no fortalecimento da cultura de prevenção no município.

O prefeito Heliomar Franco elogiou o pioneirismo da ação e destacou a importância dela no cenário em que a cidade está inserida. "O município é cortado por um rio e a cada dia aprendemos e conhecemos mais sobre suas manifestações. Por isso, encontros como este são necessários para trazer orientações e integrar a Defesa Civil com a comunidade", declarou.

O movimento de reestruturação do órgão, iniciado este ano, foi ressaltado pela vice-prefeita Regina Caetano. "Quando assumimos, nos deparamos com uma Defesa Civil precária, sem equipamentos e sem pessoas. Tenho muito orgulho e confiança no trabalho que vem sendo realizado desde então", afirmou Regina, que relembrou também os episódios de chuva intensa que o município enfrentou entre maio e junho. "Em nossas reuniões, analisando tudo que estava sendo previsto para a região, havia muito comprometimento e aquilo me deu a tranquilidade de estarmos em boas mãos", completou.

Também estiveram no evento o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Cel. Alexandre da Rosa, além de representantes da Defesa Civil do Estado e da Câmara de Vereadores.

Formação aos voluntários

A programação da manhã contou com a palestra do superintendente do órgão, Cel. Uberti Moreira. O gestor enfatizou a importância da união entre poder público, comunidade e empresas para fortalecer a capacidade do município em enfrentar desastres naturais. "O que estamos fazendo aqui é criar uma cultura de prevenção e isso envolve capacitar pessoas e fazer um bom gerenciamento de recursos e materiais", destacou.

Segundo o gestor, mais de 130 pessoas se inscreveram para o Seminário e 500 estão cadastradas no corpo de voluntários.  Entre elas, Juliano Freitas, de 32 anos, que compareceu ao evento e descreveu a experiência como uma oportunidade de conectar a cidade. "A população está tendo a chance de falar com o poder público, ter informações e não cair nas armadilhas das desinformações", pontuou.

O voluntariado surgiu na vida de Juliano durante a enchente de 2024. "Fui motivado porque atuei nos resgates em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Todo mundo deve ter esse espírito de ajudar a sociedade, e não apenas nos momentos de desastre. Fico grato que surgiu essa oportunidade do povo poder se juntar de forma organizada", compartilhou.

A programação da manhã também incluiu a participação do coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, que detalhou o novo Plano de Contingência municipal. Entre as principais mudanças, está o acréscimo de outros quatro grupos de risco - até então o documento só detalha um.

No turno da tarde, as palestras foram ministradas pelo bombeiro militar tenente RR Milton Fernando Pithan e por Alex Mossmann, representante da empresa OPERHA Treinamentos. Pithan esclareceu o trabalho do voluntário e, complementando o ensino, Mossmann destacou a importância de capacitar e treinar essas pessoas para que ajudem efetivamente as forças públicas em momentos adversos.

Modernização da Defesa Civil

Durante o evento, Uberti compartilhou alguns projetos que estão sendo elaborados e estruturados, entre eles a instalação da Estação Meteorológica do Nível do Rio dos Sinos, que está sendo realizada pelo Estado. O espaço ficará dentro do Museu do Rio e está em fase de preparação. Através disso, qualquer cidadão terá acesso a medição do rio e a pluviometria no município.

A equipe também pretende disponibilizar um aplicativo que facilite a comunicação, o acesso a informações e a emissão de documentos de forma online. O projeto ainda está sendo estudado.

Texto: Eduarda Toledo - Jornalista MTb.21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas