Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Estudantes de São Leopoldo conquistam 1º lugar em feira de ciência em SC e são credenciados para o Amapá

15/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Arquivo

O projeto Robook, desenvolvido por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor João Carlos Von Hohendorff, de São Leopoldo, conquistou o primeiro lugar na X Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que ocorreu de 8 a 12 de setembro de 2025, na cidade de Joinville, Santa Catarina.  A iniciativa também recebeu credenciamento para participar da Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá (FECEAP/AP).

Criado pelos estudantes Lucas Ramos e Gustavo da Motta, ambos de 13 anos e alunos do 7º ano, o projeto nasceu de um desafio da oficina de robótica da escola: planejar e construir um protótipo que auxiliasse a rotina escolar. Como resultado, os jovens desenvolveram o Robook, um robô auxiliar para bibliotecas, capaz de carregar livros, contar histórias e sugerir leituras.

Saiba mais

O projeto avançou para uma nova fase: o desenvolvimento de um novo protótipo, chamada Berta, que interagirá com os usuários falando sobre a história de São Leopoldo e seu patrimônio histórico e cultural. Para isso, os alunos já estabeleceram uma parceria com o Museu Visconde de São Leopoldo, que colaborará com o planejamento da programação do robô. O museu ainda cedeu espaço para apresentação do projeto na Festa da Imigração Alemã.

Orientado pelas professoras Luciana Ramos e Kátia Algaier, responsáveis pelo Espaço virtual de Aprendizagem e Multimidia (EVAM) da escola, o trabalho integra ciência, cultura, história e tecnologia. A professora Luciana foi responsável por conduzir os estudantes nos fundamentos da metodologia científica, enquanto a professora Kátia ofereceu suporte nas áreas de robótica e programação. "Este tipo de projeto é uma excelente oportunidade para os estudantes, pois articula diferentes saberes de forma prática e significativa. Além disso, a participação em eventos e mostras científicas amplia os horizontes desses jovens, permitindo que compartilhem suas descobertas e também conheçam o trabalho de outros colegiais. Um verdadeiro intercâmbio de conhecimento", destacam as professoras.

Segundo o Secretário de Educação, Jéferson Falcão, "A participação dos nossos estudantes na FEBIC demonstra a potência da educação pública quando há incentivo, criatividade e dedicação. Projetos como esse não apenas desenvolvem habilidades técnicas, mas também promovem cidadania, valorização cultural e pertencimento. São exemplos que nos enchem de orgulho e reforçam o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a inovação e o protagonismo estudantil."

Conforme a diretora da escola, Carla Cristina Rodrigues Soares, esse trabalho já foi destaque em diversos eventos científicos e tecnológicos, como: MOTIC, MOSTRATEC JÚNIOR, IFCITEC, SABERTEC e no Desafio de Robótica de São Leopoldo. Dada a relevância do projeto, neste ano os estudantes receberam um incentivo financeiro do CNPq, tornando-se bolsistas de Iniciação Científica Júnior.

 

Texto: Jornalistas Monique Marcolin - MTB 12.741 e Daiane Mendes Luz - MTB 14.582 

Foto: Arquivo

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas