Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Baixa procura feminina por exames preocupa Secretaria da Saúde

16/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro G. Selistre

O Mutirão de Saúde da Mulher, realizado no último sábado na unidade básica de saúde (UBS) Paim, apresentou bom resultado, com 126 agendamentos de exames citopatológicos. No entanto, para que isso acontecesse, foram enviadas mais de 3 mil mensagens via Zap da Saúde. Outro ponto que chama a atenção: das 109 mulheres que confirmaram presença no aplicativo, cerca de um terço sequer compareceu.

A ação teve como objetivo o rastreamento de câncer de colo de útero e mama em moradoras do bairro São Miguel, que está entre os dez com menor índice de exames citopatológicos realizados nos últimos dois anos. De acordo com a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves, conforme levantamento feito pela secretaria através do sistema de informação G-MUS, mais de 55 mil mulheres não realizaram o exame no período em São Leopoldo. No bairro São Miguel, onde fica a unidade Paim, esse número chega a 90% das moradoras.

"Fizemos uma atividade direcionada, mobilizamos nossa ferramenta que é o Zap da Saúde justamente para lembrar sobre a importância da consulta. Os 126 agendamentos são importantes, fizeram valer a pena. Mas nos preocupa o alto índice de absenteísmo", ressaltou.

O câncer de colo de útero e mama estão entre as principais causas de mortalidade feminina no Brasil. O rastreamento precoce através do exame preventivo (Papanicolaou) e mamografia são fundamentais para detecção precoce e redução da morbimortalidade. Diante disso, Kelbe garantiu que a Prefeitura seguirá insistindo na pauta por meio ações que facilitam o comparecimento do público feminino. "Este mutirão visa ampliar o acesso ao rastreamento para mulheres na faixa etária de maior risco, com a parceria da Escola de Saúde da Unisinos, com o objetivo de potencializar o atendimento. Vamos levar essa iniciativa para outras unidades", completou Kelbe.

O próximo mutirão ocorrerá no dia 11 de outubro na UBS Padre Orestes. Mas toda mulher que queira fazer o exame pode buscar, a qualquer tempo, a unidade mais próxima de sua casa para solicitar agendamento.

 


Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042

Foto: Pedro G. Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas