Notícias
Viveiro Municipal distribui mudas de árvores e plantas ornamentais para a comunidade
21/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Eduarda Toledo

A Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam) celebra o Dia da Árvore, neste 21 de setembro, divulgando um importante serviço realizado no município pelo Viveiro Municipal. Este equipamento público vinculado à Semmam realiza a distribuição gratuita de mudas de árvores e plantas ornamentais para a comunidade. Localizado junto ao Parque Natural Imperatriz Leopoldina, o Viveiro funciona sob responsabilidade do Núcleo de Arborização Urbana da Secretaria.
A moradora do Morro do Paula, Teresinha de Lara, retirou suas mudas para cultivar em casa e em uma área que cuida com a associação dos moradores. Teresinha contou que sentiu a necessidade de cultivar árvores onde mora, então procurou mudas com o Viveiro.
Ela cultiva as árvores preservando suas memórias de quando morava no interior e ainda seus conhecimentos fitoterápicos. "De infância já tenho este interesse e depois participei de muitos cursos de fitoterapia, e aí vai conhecendo as plantas, o significado, o valor, as propriedades e vai se apaixonando cada vez mais. Eu sempre gostei de trabalhar com árvores que podemos aproveitar como chá", afirma.
A doação das mudas, faz parte do Programa Permanente de Incentivo à Arborização Urbana. Através desta iniciativa, a Semmam distribui três mudas por pessoa, assim como doa para projetos de plantio em áreas públicas e para condomínios. Nestas duas situações, a Semmam avalia a quantidade a ser disponibilizada. A solicitação deve ser protocolada no site da Prefeitura. Além disto, a equipe orienta sobre as regras que devem ser seguidas e dá a assessoria para o plantio, descrevendo as características da planta, local onde deve ser cultivada, entre outras informações.
O Viveiro Municipal dispõe de uma diversidade de mudas de árvores de várias espécies e cultiva ainda folhagens para embelezamento de jardim. Algumas das árvores frutíferas são pitanga, araçá, guabiroba, guabiju e cereja do mato. Já para arborização de calçada, há espécies como caliandra, cambuizinho, camboim, falsa murta, goiaba da serra, entre outras.
A secretária do Meio Ambiente, Claudia Costa, destaca que a arborização urbana e áreas de preservação são fundamentais para a construção de municípios mais resilientes, saudáveis e sustentáveis. "Seus benefícios abrangem desde a regulação do clima e da água até a promoção da saúde, bem-estar e economia local. Além disso, áreas protegidas garantem o equilíbrio ecológico e a segurança dos recursos naturais no ambiente urbano", afirma.
Claudia Costa ressalta ainda que a enchente de 2024 evidenciou a importância da vegetação urbana na absorção da água da chuva, diminuindo o escoamento superficial, o que ajuda a reduzir os efeitos da inundação e preveni-la, assim como evita erosões e deslizamentos.
O engenheiro agrônomo Luis Marcelo Tisian, que atua no Viveiro, também aponta as contribuições da arborização para a cidade: redução da temperatura; renovação do ar; embelezamento e a alimentação da ave e fauna quando dão frutos. Outro ponto essencial da contribuição das árvores para o ecossistema é que ajudam a acumular carbono. "Hoje, este é o principal problema da questão climática mundial e, as plantas, através da fotossíntese, retiram o CO2 do ar e o fixam dentro da sua estrutura fisiológica", enfatiza Tisian.
Principais cuidados com a muda:
Ao plantar a muda, é essencial utilizar uma guia de madeira fixada com a planta para garantir a sua sustentação até que ela esteja firme. No verão, a rega deve ser frequente. Além disso, as mudas plantadas em calçadas, necessitam de poda de manutenção, para evitar que os galhos atrapalhem a circulação das pessoas.
Entrega das mudas para a comunidade
Os interessados devem protocolar a solicitação das mudas e agendar a retirada pelo site da Prefeitura, clique aqui. A distribuição das mudas ocorre sempre na quarta-feira, das 9h às 13h. Mais informações podem ser solicitadas pelo whatsapp (51) 2200 0697 ou pelo e-mail: arborizacaourbana@saoleopoldo.rs.gov.br.
Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Colaboração: Matheus Taffarel - estagiário de Comunicação
Foto: Eduarda Toledo
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0