Notícias
Relatório aponta aumento de 40% no atendimento da Atenção Básica
23/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre

Diante de servidores, vereadores e representantes da sociedade civi, a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves apresentou, na manhã desta terça-feira, dia 23, na Câmara de Vereadores, o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) do segundo período de 2025, correspondente ao meses de maio até agosto. O documento tem por objetivo divulgar à sociedade e aos órgãos de controle e fiscalização as ações e serviços realizados pelo órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de São Leopoldo.
Entre os números que mais chamaram a atenção, está o aumento de cuidado na atenção básica, o que mostra o avanço da atuação das unidades nos bairros com a inauguração da UBS Vila Nova e a retomada após as enchentes. Foram 120.885 atendimentos no quadrimestre, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. ¿A atenção básica funciona. As equipes estão preparadas. Outro ponto são os encaminhamentos, que diminuíram em 37%. Ou seja, os profissionais de saúde tratam as doenças sem encaminhar para especialista. É mais resolutividade no serviço¿, ressaltou. As consultas agendadas mais que dobraram, passando de 6.568 para 13.869. ¿Isso também é positivo, pois reflete o cuidado continuado dentro da unidade¿, complementou Kelbe.
A maior procura continua envolvendo saúde mental, com 26694 atendimentos. Fato que se reflete diretamente na Farmácia Municipal, onde a fluoxetina (antidepressivo) lidera a lista de distribuição com 405 mil comprimidos (20mg) dispensados no quadrimestre.
Aumento no atendimento odontológico e visitas domiciliares
A Secretaria da Saúde registrou 13.267 atendimentos odontológicos, que correspondem a um acréscimo de 30,7%. A conclusão dos tratamentos aumentaram em 62%. São Leopoldo conta com 21 consultórios em funcionamento, com a recente abertura do consultório da UBS Vila Nova e da reabertura consultório UBS Vicentina.
As visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde (ACS) aumentaram 181%, chegando a 9600. É o maior número de visitas em 13 anos. Outra novidade é a utilização de de tabletes, que atualizam o sistema em tempo real, digitalizando os dados dos pacientes.
A apresentação foi mediada pelo vereador Geison Freitas. A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Alexandra Camargo, também participou do debate.
Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Pedro G. Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0